Automigos: learning design para ludificação de Autômatos Finitos Determinísticos

  • Fabrizio Honda UEA
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM

Resumo


Os conteúdos de computação são considerados complexos e exigem um certo nível de abstração para compreendê-los. Uma das alternativas para facilitar sua compreensão é através dos jogos educacionais, que vêm sendo utilizados para auxiliar na aprendizagem de diversos conteúdos. Dessa forma, o presente trabalho tem o objetivo de ludificar um tema complexo de computação através de uma sequência de passos que resultam em um jogo educacional. O artefato, intitulado Automigos, leva em consideração a teoria de aprendizagem Construtivista, de Jean Piaget, e o Pensamento Computacional, cuja avaliação pelo público-alvo foi positiva, no que se refere a estética, mecânica e diversão do jogo no geral, no entanto, com ressalvas, principalmente quanto à compreensão das regras e conteúdo.

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Publicado
06/08/2023
HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, Elaine H. T.. Automigos: learning design para ludificação de Autômatos Finitos Determinísticos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 545-556. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230897.