Avaliação da Legibilidade de Programas Escritos por Alunos Iniciantes

  • Eliane Cristina de Araujo UFCG
  • Dalton Serey Guerrero UFCG
  • Jorge César Abrantes de Figueiredo UFCG

Resumo


Neste artigo, apresentamos um estudo realizado, no contexto de um curso de introdução à programação, em que investigamos a relação entre a legibilidade dos programas produzidos pelos alunos e o seu desempenho na disciplina. Propusemos e avaliamos uma métrica simples de legibilidade de código Python para programas produzidos por estudantes de programação introdutória. Nossos resultados confirmam que há uma correlação entre a métrica de legibilidade dos programas e o desempenho dos alunos, indicando que a métrica captura um aspecto considerado pelos professores na avaliação dos programas.

Referências

Blinkstein, P.. 2011. “Using learning analytics to assess students' behavior in open-ended programming tasks”. In: Anais do 1st International Conference on Learning Analytics and Knowledge (LAK '11). ACM, New York, NY, USA, 110-116.

Buse, R. P. L. e Weimer, W. R.. 2010. “Learning a Metric for Code Readability”. In: IEEE Trans. Softw. Eng. 36, 4 (Julho 2010), 546-558.

Campos, C. P. e Ferreira, C. E.. “BOCA: um sistema de apoio a competições de programação (BOCA: A Support System for Programming Contests)”. In: Workshop de Educação em Computação (Brazilian Workshop on Education in Computing), 2004, Salvador. Anais do Congresso da SBC, 2004.

Cheang B., Kurnia A., Lim A., e Oon W.. 2003. “On automated grading of programming assignments in an academic institution”. In: Comput. Educ. 41, 2 (setembro 2003), 121-131. 30-7

Posnett, D., Hindle, A., e Devanbu, P. “A simpler model of software readability”. In: Anais do 8th Working Conference on Mining Software Repositories (MSR '11). ACM, New York 2011, NY, USA, 73-82.

Style Guide for Python Code. [link]. [Online. Acesso 01-março-2013].
Publicado
23/07/2013
ARAUJO, Eliane Cristina de; GUERRERO, Dalton Serey; FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de. Avaliação da Legibilidade de Programas Escritos por Alunos Iniciantes. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 384-389. ISSN 2595-6175.