Avaliação da Legibilidade de Programas Escritos por Alunos Iniciantes
Resumo
Neste artigo, apresentamos um estudo realizado, no contexto de um curso de introdução à programação, em que investigamos a relação entre a legibilidade dos programas produzidos pelos alunos e o seu desempenho na disciplina. Propusemos e avaliamos uma métrica simples de legibilidade de código Python para programas produzidos por estudantes de programação introdutória. Nossos resultados confirmam que há uma correlação entre a métrica de legibilidade dos programas e o desempenho dos alunos, indicando que a métrica captura um aspecto considerado pelos professores na avaliação dos programas.
Referências
Buse, R. P. L. e Weimer, W. R.. 2010. “Learning a Metric for Code Readability”. In: IEEE Trans. Softw. Eng. 36, 4 (Julho 2010), 546-558.
Campos, C. P. e Ferreira, C. E.. “BOCA: um sistema de apoio a competições de programação (BOCA: A Support System for Programming Contests)”. In: Workshop de Educação em Computação (Brazilian Workshop on Education in Computing), 2004, Salvador. Anais do Congresso da SBC, 2004.
Cheang B., Kurnia A., Lim A., e Oon W.. 2003. “On automated grading of programming assignments in an academic institution”. In: Comput. Educ. 41, 2 (setembro 2003), 121-131. 30-7
Posnett, D., Hindle, A., e Devanbu, P. “A simpler model of software readability”. In: Anais do 8th Working Conference on Mining Software Repositories (MSR '11). ACM, New York 2011, NY, USA, 73-82.
Style Guide for Python Code. [link]. [Online. Acesso 01-março-2013].