Uso de Recursos Textuais Interativos no Ensino de Disciplinas de Desenvolvimento de Software
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência realizada com o uso da ferramenta Textando no ensino presencial de disciplinas de graduação relacionadas à área de desenvolvimento de software. O Textando é uma ferramenta voltada para a construção de Recursos Textuais Interativos (RTI) com o objetivo de testar a habilidade dos alunos em integarir com textos e de oferecer novas perspectivas ao processo de ensino-aprendizagem. A avaliação da experiência se deu através de um questionário respondido por 30 alunos.
Referências
Melo, L. B. e Pessoa, D. (2008) Objetos de aprendizagem textuais: uma alternativa no ensino de Lingüística Textual. Em: Encontro Internacional de Texto e Cultura, Fortaleza.
Moran, J. M. (2013) “O que é Educação À Distância”, [link], Abril.
Pereira, O. J., Sena, C. P. P., Santos, C. T. B., Silva, G. C. e Bispo, N. J. (2012) “Um ambiente virtual de aprendizagem de banco de dados e sua contribuição para um curso de computação”, Em: XX Workshop sobre Educação em Computação, Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
Pessoa, D. E. e Melo, L. B. (2008) “Textando: Um Ambiente Virtual para o Ensino Utilizando Textos como Objetos de Aprendizagem”, In: IADIS - International Association for Development of the Information Society, Lisboa, Portugal. Actas da Conferência IADIS Ibero-Americana. Algarve - Portugal : IADIS Press, v. 1.
Rezende, W. M. e Dias, A. I. S. (2010) “Educação à Distância e Ensino Presencial: Incompatibilidade ou Convergência?” Em: Revista EAD em Foco, n. 1, v.1, Rio de Janeiro.