ABstração Game Um Jogo Para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Orientação a Objetos
Resumo
Este artigo apresenta a aplicação de um jogo como ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem da Orientação a Objetos. Está fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem. O objetivo principal deste artigo é destacar que o jogo e fundamental para despertar o interesse do aluno; tornar as aulas interativas, dinâmicas e atrativas; criar um ambiente gratificante e atraente, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral do aluno. A principal contribuição deste artigo foi à criação do jogo ABstração Game como facilitador do ensino e aprendizagem da Orientação a Objetos
Palavras-chave:
Jogo, Jogos Cooperativos, Orientação a Objetos
Referências
Amaral, Jader Denicol. (2004) “Jogos Cooperativos”, São Paulo: Phorte, 112p.
Ausubel, David et AL. (1980) “Psicologia Educacional, Interamericano”.
Barros, Rodolfo Miranda de. (2008) “Um Estudo sobre o Poder das Metáforas e dos Recursos Multimídia no Processo de Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral”, Campinas, SP.
Correia, Marcos Miranda. (2006) “Trabalhando com Jogos Cooperativos: Em busca de Novos Paradigmas na Educação Física”, Campinas, SP, Papirus.
Freire, João Batista. (2006) “Educação de corpo inteiro”, São Paulo, Scipione.
Guedes, Gilleanes T. A. UML 2. (2009) “Uma Abordagem Prática”, São Paulo, Novatec.
Jesus, Ana Cristina Alves de (2010) “Como Aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil”, Rio de Janeiro, Branport.
Lima, Adilson Da Silva: UML 2.3. (2011) “Do Requisito à Solução”, São Paulo, Érica.
Santos, Júlio César Furtado dos. (2013) “O Desafio de Promover a Aprendizagem Significativa”, [link], Abril.
Soler, Reinaldo. (2006) “Jogos Cooperativos”, Rio de Janeiro, 3ª edição, Sprint.
Ausubel, David et AL. (1980) “Psicologia Educacional, Interamericano”.
Barros, Rodolfo Miranda de. (2008) “Um Estudo sobre o Poder das Metáforas e dos Recursos Multimídia no Processo de Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral”, Campinas, SP.
Correia, Marcos Miranda. (2006) “Trabalhando com Jogos Cooperativos: Em busca de Novos Paradigmas na Educação Física”, Campinas, SP, Papirus.
Freire, João Batista. (2006) “Educação de corpo inteiro”, São Paulo, Scipione.
Guedes, Gilleanes T. A. UML 2. (2009) “Uma Abordagem Prática”, São Paulo, Novatec.
Jesus, Ana Cristina Alves de (2010) “Como Aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil”, Rio de Janeiro, Branport.
Lima, Adilson Da Silva: UML 2.3. (2011) “Do Requisito à Solução”, São Paulo, Érica.
Santos, Júlio César Furtado dos. (2013) “O Desafio de Promover a Aprendizagem Significativa”, [link], Abril.
Soler, Reinaldo. (2006) “Jogos Cooperativos”, Rio de Janeiro, 3ª edição, Sprint.
Publicado
23/07/2013
Como Citar
OLIVEIRA, Eder Diego de; BARROS, Rodolfo Miranda de.
ABstração Game Um Jogo Para Facilitar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Orientação a Objetos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 396-401.
ISSN 2595-6175.