Análise dos Principais Problemas que Afetam Alunos de Programação: uma investigação empírica no Estado da Paraíba

  • Túlio H. Costa UEPB
  • Frederico M. Bublitz UEPB

Resumo


Os estudantes de Computação costumam apresentar dificuldades em disciplinas de programação, o que acaba contribuindo para a elevação do grau de reprovação e evasão em disciplinas da área. Para contornar esse problema, faz-se necessário investigar e analisar as causas que influenciam os alunos no processo de ensino/aprendizagem. Neste artigo, apresentam-se os resultados preliminares de uma pesquisa de campo realizada com alunos de cursos de Computação no Estado da Paraíba, onde se propõe uma discussão inicial acerca dos fatores que levam os alunos ao baixo rendimento nas disciplinas de Programação.

Referências

Barbosa, Leônidas S. & Fernandes, Teresa C. B. & Campos, André M. C. (2011) "Takkou: Uma Ferramenta Proposta ao Ensino de Algoritmos". XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI XIX Workshop Sobre Educação em Computação. Natal, pp. 1-10.

Prietch, S. S & Pazeto, T. A. (2010). “Estudo sobre a Evasão em um Curso de Licenciatura em Informática e Considerações para Melhorias”. Anais do VIII Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas- Sergipe - WEIBASE 2010, Maceió/AL.

Rapkiewicz, C. E. & Falkemback, G. & Seixas, L. & Santana dos Santos, N. & Cunha, V. V. & Klemann, M. (2006) “Estratégias Pedagógicas no Ensino de Algoritmos e Programação Associadas ao Uso de Jogos Educacionais”. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Vol. 4(2), pp. 1-11.

Scaico, Pasqueline & Marques, Diego L. & Melo, Leandro de A. & Azevedo, Max A. & Mendes Neto, Sinval V. & Oliveira, Anderson & Alves Júnior, Josinaldo & Labanca, Marcelo & Scaico, Alexandre. (2012) "Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom". In: XX Workshop sobre Educação em Computação - CSBC 2012, Curitiba.

Souza, Cláudio M. (2009) "VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação". Revista TECCEN Vol. 2(2), ISSN 1984-0993.

Zanini, Adriana S. & Raabe, André L. A. (2012). "Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil". In: XX Workshop sobre Educação em Computação - CSBC 2012, Curitiba.
Publicado
23/07/2013
COSTA, Túlio H.; BUBLITZ, Frederico M.. Análise dos Principais Problemas que Afetam Alunos de Programação: uma investigação empírica no Estado da Paraíba. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 408-413. ISSN 2595-6175.