Modelagem de Funcionalidades de Sistema Hipermídia Adaptativa para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados

  • Adelito Borba Farias UFPB
  • Smith Soares Ascari UFPB
  • Gilberto Farias de S. Filho UFPB

Resumo


O Interpretador Gráfico de Comandos para Ensino de Estrutura de Dados (IGED) é uma ferramenta pedagógica criada para auxiliar no ensino das estruturas de dados e seus algoritmos, baseado em uma abordagem construtiva que inclui interação e visualização gráfica das estruturas. Em sua arquitetura, é permitida apenas a definição de atividades, não denotando suporte à adaptação das atividades. Neste trabalho, objetiva-se apresentar como proposta uma nova arquitetura para a Camada Pedagógica do IGED, que apresenta-se incorporada a uma regra de navegação, na qual são apontadas as decisões que devem ser tomadas a partir do nível de rendimento em que o aluno encontra-se. Este, por sua vez, é aferido por meio de uma fórmula construída para este fim. Nesta perspectiva, a ferramenta IGED converte-se em um Sistema Hipermídia Adaptativo (SHA), por proporcionar adaptabilidade à hipermídia.

Referências

Garcindo, L. A. S. (2002) “Uma Abordagem sobre o Uso da Hipermídia Adaptativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção. Florianópolis: PPGEP/UFSC.

Giraffa, L.; Viccari, (1999). “Uma Arquitetura de Tutor Utilizando Estados Mentais”. Tese de Doutorado em Computação. Porto Alegre: CPGCC/UFRGS.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior: Sinopse 1995-2008. Disponível em: [link]. Acesso em: Março 2011.

Mota, M.P., Pereira, L.W.K. e Favero, E.L. (2008). “JavaTool: Uma Ferramenta para o Ensino de Programação”. In: XXVIII Congresso da SBC. Belém/PA.

Palazzo, L.A.M. (2000) “Modelos Proativos para Hipermídia Adaptativa”. Tese (Doutorado em Computação). Porto Alegre: PPGC/UFRGS.

Pimentel, E. P.; França, V. F.; Omar, N.; Noronha, R. V. (2003) “Avaliação Contínua da Aprendizagem, das Competências e Habilidades em Programação de Computadores”. In: XXIII Congresso da SBC. Anais do IX WIE. Campinas/SP.

Piva Jr., D.; Freitas, R. L. (2011). “Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos”. In: XXXI Congresso da SBC. Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação. Natal/RN.

Silva Netto, D. P.; Oliveira, T. J. S; Sousa, T.D.N.; Sousa Filho, G. F.; Formiga, A. A.; Brito, A.V. (2011) “Desenvolvimento de um Interpretador de Comandos e Avaliador Gráfico para o Ensino de Estrutura de Dados (IGED)”. In: XXXI Congresso da SBC. Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação. Natal/RN.

Sousa Filho, G. F.; Procópio, L. D. P.; Netto, D. P. S.; Formiga, A. A.; Brito, A.V. (2012) “Tutor hipermídia baseado no modelo de autoria NCM para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados”. In: XXXII Congresso da SBC. Anais do XX WEI. Curitiba/PR.
Publicado
23/07/2013
FARIAS, Adelito Borba; ASCARI, Smith Soares; FILHO, Gilberto Farias de S.. Modelagem de Funcionalidades de Sistema Hipermídia Adaptativa para o Interpretador Gráfico de Estrutura de Dados. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 414-419. ISSN 2595-6175.