Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático

  • Rozelma Soares de França UPE / UFPE
  • Haroldo José Costa do Amaral UPE

Resumo


Neste artigo, são apresentados os resultados iniciais de um mapeamento sistemático que contou com a análise de artigos sobre o ensino de computação, na educação básica no Brasil, publicados nos últimos quatro anos (2009-2012), em três importantes eventos nacionais: o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o Workshop de Informática na Escola (WIE) e o Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Tais resultados podem ser utilizados, no futuro, para nortear o desenvolvimento de um currículo, voltado ao ensino de Computação, para a educação básica, condizente com as habilidades exigidas dos indivíduos no novo século, considerando os aspectos socioculturais do contexto brasileiro.

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Publicado
23/07/2013
FRANÇA, Rozelma Soares de; AMARAL, Haroldo José Costa do. Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 426-431. ISSN 2595-6175.