Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático
Resumo
Neste artigo, são apresentados os resultados iniciais de um mapeamento sistemático que contou com a análise de artigos sobre o ensino de computação, na educação básica no Brasil, publicados nos últimos quatro anos (2009-2012), em três importantes eventos nacionais: o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o Workshop de Informática na Escola (WIE) e o Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Tais resultados podem ser utilizados, no futuro, para nortear o desenvolvimento de um currículo, voltado ao ensino de Computação, para a educação básica, condizente com as habilidades exigidas dos indivíduos no novo século, considerando os aspectos socioculturais do contexto brasileiro.Referências
Bell T.C.G., Witten, I. (1995).“Computer Science Unplugged: Capturing the interest of the uninterested”. Anais do NZ Computer Conference,Wellington, Nova Zelândia.
Bezerra, L. N. M.; Silveira, I. F. (2011). “Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso”. In: XIX Workshop sobre Computação em Educação, Natal. Anais do XXXI CSBC.
CSTA Computer Science Teacher Association. (2005) “The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education”. Final Report of the CSTA. Curriculum Improvement Task Force. ACM Association for Computing Machinery.
CSTA Computer Science Teacher Association. (2011) “CSTA K-12 Computer Science Standards”. CSTA Standards Task Force. ACM Association for Computing Machinery.
Gal-Ezer, J.; Beeri, C.; Harel, D.; Yehudai, A. (1995). “A high-school program in Computer Science”, Computer 28(10), pp. 73-80.
Gal-Ezer, J.; Harel, D. (1999). “Curriculum for a high school computer science curriculum”. Computer Science Education 9(2), pp. 114-147.
Hazzan, O.; Gal-Ezer, J.; Blum, L. (2008). “A model for high school computer science education: the four key elements that make it!”. SIGCSE '08. Proceedings of the 39th SIGCSE technical symposium on Computer science education. Pages 281-285.
Kitchenham, B.; Brereton, O. Pearl; Budgen, David. (2010). “The value of mapping studies – A participant-observer casestudy”. Proceedings of Evaluation and Assessment of Software Engineering EASEí2010, Keele, UK.
Nunes, D. J. (2011). “Ciência da Computação na Educação Básica”. Jornal da Ciência, 09 de Setembro.
Nunes, D. J. (2008). “Licenciatura em Computação”. Jornal da Ciência, 30 de Maio.
Bezerra, L. N. M.; Silveira, I. F. (2011). “Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso”. In: XIX Workshop sobre Computação em Educação, Natal. Anais do XXXI CSBC.
CSTA Computer Science Teacher Association. (2005) “The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education”. Final Report of the CSTA. Curriculum Improvement Task Force. ACM Association for Computing Machinery.
CSTA Computer Science Teacher Association. (2011) “CSTA K-12 Computer Science Standards”. CSTA Standards Task Force. ACM Association for Computing Machinery.
Gal-Ezer, J.; Beeri, C.; Harel, D.; Yehudai, A. (1995). “A high-school program in Computer Science”, Computer 28(10), pp. 73-80.
Gal-Ezer, J.; Harel, D. (1999). “Curriculum for a high school computer science curriculum”. Computer Science Education 9(2), pp. 114-147.
Hazzan, O.; Gal-Ezer, J.; Blum, L. (2008). “A model for high school computer science education: the four key elements that make it!”. SIGCSE '08. Proceedings of the 39th SIGCSE technical symposium on Computer science education. Pages 281-285.
Kitchenham, B.; Brereton, O. Pearl; Budgen, David. (2010). “The value of mapping studies – A participant-observer casestudy”. Proceedings of Evaluation and Assessment of Software Engineering EASEí2010, Keele, UK.
Nunes, D. J. (2011). “Ciência da Computação na Educação Básica”. Jornal da Ciência, 09 de Setembro.
Nunes, D. J. (2008). “Licenciatura em Computação”. Jornal da Ciência, 30 de Maio.
Publicado
23/07/2013
Como Citar
FRANÇA, Rozelma Soares de; AMARAL, Haroldo José Costa do.
Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 426-431.
ISSN 2595-6175.