Computino: um jogo destinado à aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica

  • Rozelma Soares de França UPE / UFPE
  • Waldir Cosmo da Silva UPE
  • Haroldo José Costa do Amaral UPE

Resumo


Este trabalho apresenta o Computino, um jogo educativo desenvolvido para auxiliar o aprendizado de Números Binários para estudantes da educação básica. Inspirado no popular jogo Angry Birds, o Computino constitui em um instrumento favorecedor do processo de aprendizagem, por ser formado de desafios que estabelecem uma tensão emocional nos jogadores ao mesmo tempo em que consolidam a aprendizagem de conceitos fundamentais da Computação.

Referências

Bell T.C.G., Witten, I. (1995).“Computer Science Unplugged: Capturing the interest of the uninterested”. Anais do NZ Computer Conference,Wellington, Nova Zelândia.

Computação Brasil, Revista. (2011). “A computação como ciência básica”. Ed. 15. Abril, Maio, Junho CSTA Computer Science Teacher Association. (2005). “The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education”. Final Report of the CSTA. Curriculum Improvement Task Force. ACM Association for Computing Machinery.

CSTA Computer Science Teacher Association. (2011). “CSTA K-12 Computer Science Standards”. CSTA Standards Task Force. ACM Association for Computing Machinery.

França, R. S.; Silva, W. C.; Amaral, H. J. C. (2012). “Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades”. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC.

Kordaki, M. (2010). “A computer card game for the learning of basic aspects of the binary system in primary education: design and pilot evaluation”. Journal Education and Information Technologies, Volume 16, Issue 4, pp 395-421.

Machado, E. Z A.; Vasconcelos, I. R.; Amorim, K. M.; Andrade, A M. S.; Barreto, L. P.; Santos, D. A. (2010). “Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação”. In: XVIII Workshop sobre Computação em Educação, Belo Horizonte. Anais do XXX CSBC.

Meira, L.; Pinheiro, M. (2012). “Inovação na Escola”. In: XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, Brasília. Anais do SBGAMES.

Mitsuhara, H.; Ogata, H.; Kanenishi, K.; Yano, Y. (2007). “Do Children Understand Binary Numbers by Electric Card Game?”. Proceedings of the The First IEEE International Workshop on Digital Game and Intelligent Toy Enhanced Learning. Pages 191-192.

Nunes, D. J. (2008). “Licenciatura em Computação”. Jornal da Ciência, 30 de Maio.

Nunes, D. J. (2011). “Ciência da Computação na Educação Básica”. Jornal da Ciência, 09 de Setembro.

Passareli, B.; Junqueira, A. H. (2012). “Gerações Interativas Brasil – Crianças e Adolescentes Diante das Telas”. São Paulo: Escola do Futuro/ USP,.

Sousa, R. V., Barreto, L. P., Andrade, A. Abdalla, D. (2010). “Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso de computador: Computação Unplugged!!!”. Práticas em Informática na Educação: Minicursos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação,Volume 1, Número 1.

TechTudo. “Angry Birds”. Disponível em [link]. Acesso em: 11 de abr. de 2013.

Wing, J. M. (2006). “Computational thinking”. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, mar 2006.
Publicado
23/07/2013
FRANÇA, Rozelma Soares de; SILVA, Waldir Cosmo da; AMARAL, Haroldo José Costa do. Computino: um jogo destinado à aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 438-443. ISSN 2595-6175.