Gamificação na Disciplina de Empreendedorismo
Resumo
Este artigo descreve uma proposta de gamificação da disciplina de empreendedorismo. O objetivo do trabalho é organizar a disciplina na forma de jogo com desafios, metas, pontos e badges (medalhas) para engajar os alunos no processo de aprendizagem. Adicionalmente, a gamificação cria um ambiente que simula o ambiente empresarial onde os alunos investem nas melhores ideias. Esse artigo apresenta a descrição do processo de gamificação da disciplina que pode ser aplicada em outras universidades.Referências
Acúrcio, M., Andrade, R. (2005) “O empreendedorismo na escola”. Artmed/Rede Pitágoras. Porto Alegre/Belo Horizonte
Drucker, P. (1986) “Inovação e espírito empreendedor”. Editora Pioneira. São Paulo.
McGonigal, J. (2011) “Reality is Broken”. The Penguin Press, 1a edição.
Schumpeter, J. A. (1997) “Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico”. Nova Cultural. São Paulo.
Souza, S. (2012) “A introdução do empreendedorismo na educação brasileira: primeiras considerações”. Educação & Linguagem, Brasil, No. 15, Novembro.
Quest to Learn. (Q2L) [link]
Drucker, P. (1986) “Inovação e espírito empreendedor”. Editora Pioneira. São Paulo.
McGonigal, J. (2011) “Reality is Broken”. The Penguin Press, 1a edição.
Schumpeter, J. A. (1997) “Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico”. Nova Cultural. São Paulo.
Souza, S. (2012) “A introdução do empreendedorismo na educação brasileira: primeiras considerações”. Educação & Linguagem, Brasil, No. 15, Novembro.
Quest to Learn. (Q2L) [link]
Publicado
23/07/2013
Como Citar
JUCÁ, Paulyne Matthews; ROLIM, Germana Ferreira.
Gamificação na Disciplina de Empreendedorismo. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 444-449.
ISSN 2595-6175.