O humor como estratégia de ensino na disciplina de Análise e Projeto de Sistemas
Resumo
Este artigo descreve o uso do humor na disciplina de Análise e projeto de Sistemas, a partir de estudos da linguística. São analisadas formas de humor como piadas e ironias, tendo como base a Teoria do Humor Verbal, em vários sites com conteúdo de humor em informática. São investigados processos de compreensão e interpretação e são mostradas aplicações concretas com os alunos. Conclui-se que as aplicações foram positivas, levando a maior discussão do conteúdo e interação, bem como a uma mobilização de conhecimentos de uma forma diferenciada da que se faz.
Referências
Hromkovic, J., Krâaloviéc, R., Vahrenhold, J (2010). Teaching Fundamental Concepts of Informatics: 4th International Conference on Informatics in Secondary Schools - Evolution and Perspectives, ISSEP 2010, Zurich, Switzerland, January 13-15, 2010, Proceedings.
Magalhães, H. M. (2010). Aprendendo com humor. Campinas: Mercado das Letras.
Perks, L. G. The ancient roots of humor. In: International Journal of Humor Research.
Volume 25, Issue 2, Pages 119–132, ISSN (Online) 1613-3722, ISSN (Print) 0933-1719, DOI: 10.1515/humor-2012-0007, April 2012.
Possenti, S. (2008) “O discurso do humor: temas, técnicas e leituras”, Em: Os humores da língua, São Paulo: Mercado de Letras, p. 25-40.
Possenti, S. (2010) “Rindo do descobrimento do Brasil” Em: Humor, Língua e Discurso, São Paulo: Contexto, p. 11-26.
Raskin, V. (1985), Semantic mechanisms of humor. Holland: Reidel.