Utilização de Objetos de Aprendizagem imersos em Ambiente Virtual de Aprendizagem segundo o marco conceitual do Ensino para a Compreensão

  • Luis Cesar Dias Morais Fábrica de Conteúdos Educação, Editoração e Desenvolvimento de Sistemas Ltda.

Resumo


Este trabalho procurou aplicar o marco conceitual do Ensino para Compreensão (EpC) a alunos de três períodos distintos, porém alocados em uma única turma do curso de Engenharia da Computação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) durante o percurso da Unidade Curricular (UC) Estrutura de Dados e POO, a qual ocorreu no 1º semestre letivo de 2012. Analisou-se então os ganhos percentuais através da comparação entre as médias alcançadas e as faltas ocorridas no 1º bimestre, utilizando o EpC sem o auxílio de Objetos de Aprendizagem (OA), em relação ao 2º bimestre quando continuou-se a utilizar o EpC, mas agora com o auxílio de OA imersos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

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Publicado
23/07/2013
MORAIS, Luis Cesar Dias. Utilização de Objetos de Aprendizagem imersos em Ambiente Virtual de Aprendizagem segundo o marco conceitual do Ensino para a Compreensão. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 472-477. ISSN 2595-6175.