Utilização de Objetos de Aprendizagem imersos em Ambiente Virtual de Aprendizagem segundo o marco conceitual do Ensino para a Compreensão
Resumo
Este trabalho procurou aplicar o marco conceitual do Ensino para Compreensão (EpC) a alunos de três períodos distintos, porém alocados em uma única turma do curso de Engenharia da Computação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) durante o percurso da Unidade Curricular (UC) Estrutura de Dados e POO, a qual ocorreu no 1º semestre letivo de 2012. Analisou-se então os ganhos percentuais através da comparação entre as médias alcançadas e as faltas ocorridas no 1º bimestre, utilizando o EpC sem o auxílio de Objetos de Aprendizagem (OA), em relação ao 2º bimestre quando continuou-se a utilizar o EpC, mas agora com o auxílio de OA imersos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Referências
Demo, Pedro (b). (2011) Pedro Demo fala sobre Educação pela Pesquisa. Disponível em: [link] – Acesso em 01 de dezembro às 22h48.
Ferrari, Márcio. (2011) Grandes Pensadores: o cientista das inteligências múltiplas. Revista Nova Escola nº 22 Edição Especial São Paulo : Editora Abril, Julho de 2008. Disponível em: [link] – Acesso em 08 de junho às 11h28.
Franco, Lúcia Regina Horta Rodrigues... et al (Org.). (2012) Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Itajubá : UNIFEI, 2006. Disponível em: [link] ap=56 – Acesso em 06 de junho às 13h14.
Gonzales, Mathias. (2005) Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo : Avercamp.
Luckesi, Cipriano Carlos. (2002) Avaliação da Aprendizagem Escolar. 14ª ed. São Paulo : Cortez.
Méndez, Juan Manuel Álvarez. (2002) Avaliar para Conhecer: Examinar para Concluir. – Coleção Inovação Pedagógica – Vol. 2. Porto Alegre : Artmed Editora.
Moodle, Web Site. (2012) Disponível em: [link] – Acesso em 20 de março às 23h52.
Modro, Nilson Ribeiro. (2005) Gestão do Conhecimento & Governo Eletrônico: Uma Visão Sistêmica para os Observatórios Sobre Drogas. 2005. 127 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Pogré, Paula; Lombardi, Graciela & Equipe do Colégio Sidarta. (2006) O Ensino para Compreensão: a importância da reflexão e da ação no processo de ensinoaprendizagem. – Vila Velha, ES : Hoper.
Wiske, Martha Stone... et al. (2007) Ensino para a Compreensão: a pesquisa na prática. tradução Luzia Araújo. – Porto Alegre : Artmed.