Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Processo de Tomada de Decisão do Docente
Resumo
Este artigo discute uma abordagem de análise para identificar quais são os fatores mais relevantes em um curso de Educação a Distância. Para tanto, foram utilizadas algoritmos de classificação utilizados em Mineração de Dados Educacionais no estudo desses fatores. Os resultados obtidos indicaram que de fato a taxa de participação do aluno e o seu bom desempenho nas atividades cadastradas no ambiente influenciam nos bons resultados desse aluno ao final do curso.
Referências
Baker, R.S.J. (2011) Data Mining for Education. International Encyclopedia of Education, 3rd ed., edited by B. McGaw, P. Peterson, and E. Baker. Oxford, UK: Elsevier.
Chikalov, I. (2011). Average Time Complexity of Decision Trees. Springer. Disponivel em: [link]. ISBN 978-3-642-22660-1.
Corrigan, J. A. (2012). The implementation of e-tutoring in secondary schools: A diffusion study. Computers & Education. 59 (3) pages 925–936. Elsevier.
Russell, S., Norvig, P. (2004) Artificial Intelligence – A Modern Approach, Prentice-Hall, 2a Edição.