Gestão de Conhecimento como Ferramenta de Apoio ao Processo Ensino-aprendizagem numa instituição de Ensino Superior: Um Estudo de Caso na Faculdade de Imperatriz-FACIMP no Curso de Sistemas de Informação
Resumo
Este trabalho pretende compreender como as técnicas de gestão do conhecimento podem funcionar como ferramentas de apoio ao processo ensino-aprendizagem em uma instituição de ensino superior. Para tanto tentou-se identificar as práticas utilizadas pelos docentes do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) neste processo, através do mapeamento da situação atual do curso, bem como também, identificar técnicas que possam ser utilizadas como metodologias complementares. Dentre as dificuldades encontradas, a preponderante se deu na sistematização dos conhecimentos tácitos dos docentes e na transformação deste conhecimento em uma proposta que atenda à realidade dos discentes.Referências
GIL, A. C. (2006), “Didática do Ensino Superior”,.São Paulo, Atlas. MENDES, A.(2005) “ Conhecimento tácito e explicito”, [link], Dezembro.
PIAGET, J. (1988), “Para Onde Vai a Educação?”, [link], Rio de Janeiro, José Olympo, 9ª edição, Outubro.
PIAGET, Jean. (1984) “Aprendizagem e Conhecimento”. In.: Aprendizagem e conhecimento. Tradução Equipe da Livraria Freitas Basto s. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
Projeto Pedagógico do Curso de Sistema de Informação – PPCSI, (2008)
SOUZA, L. L. C. (2010), “Práticas da gestão do conhecimento na cadeia de valor terceirizada: Estudo no Setor Elétrico”,. 83 p. Qualificação. (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
SKINNER, B. F. (1968). “The technology of teaching”. New York: Meredith Corporation.
TEIXEIRA, Gilberto. (2005?), “Introdução aos conceitos de Educação, Ensino, Aprendizagem à Didática”, [link], Outubro.
PIAGET, J. (1988), “Para Onde Vai a Educação?”, [link], Rio de Janeiro, José Olympo, 9ª edição, Outubro.
PIAGET, Jean. (1984) “Aprendizagem e Conhecimento”. In.: Aprendizagem e conhecimento. Tradução Equipe da Livraria Freitas Basto s. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
Projeto Pedagógico do Curso de Sistema de Informação – PPCSI, (2008)
SOUZA, L. L. C. (2010), “Práticas da gestão do conhecimento na cadeia de valor terceirizada: Estudo no Setor Elétrico”,. 83 p. Qualificação. (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
SKINNER, B. F. (1968). “The technology of teaching”. New York: Meredith Corporation.
TEIXEIRA, Gilberto. (2005?), “Introdução aos conceitos de Educação, Ensino, Aprendizagem à Didática”, [link], Outubro.
Publicado
23/07/2013
Como Citar
OLIVEIRA, Antonio Neres; LIMA JUNIOR, José Vieira; COSTA, Jorge Ferreira da; SOUZA, Josiano Cesar de.
Gestão de Conhecimento como Ferramenta de Apoio ao Processo Ensino-aprendizagem numa instituição de Ensino Superior: Um Estudo de Caso na Faculdade de Imperatriz-FACIMP no Curso de Sistemas de Informação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 490-495.
ISSN 2595-6175.