Compreendendo o processo de codificação de um exercício de programação em Python
Resumo
Apesar da utilização de listas de exercícios no aprendizado de programação, pouco se sabe a respeito do processo de codificação do aluno. Nós avaliamos, caractere a caractere, como 11 estudantes resolveram dois exercícios num curso introdutório de programação. Nossos resultados sugerem que a análise do processo de codificação pode ser uma ferramenta poderosa e com potencial para ser realizada de forma automática para melhorar a percepção do professor sobre os conhecimentos e habilidades dos estudantes. É possível, por exemplo, discernir entre as várias etapas do processo de programação do estudante e detectar anomalias que são indícios de dificuldades.
Referências
Blikstein, P. (2011). Using learning analytics to assess students’ behavior in open-ended programming tasks. In Proceedings of the 1st International Conference on Learning Analytics and Knowledge, LAK ’11, pages 110–116, New York, NY, USA. ACM.
Borges, M. A. F. (2000). Avaliação de uma Metodologia Alternativa para a Aprendizagem de Programação. In Workshop de Educação em Computação, Congresso anual da SBC 2000, Curitiba, Brasil. SBC.
Chamillard, A. T. e Braun, K. A. (2000). Evaluating programming ability in an introductory computer science course. SIGCSE Bull., 32(1):212–216.
De Campos, C. P. e Ferreira, C. E. (2004). BOCA: um sistema de apoio a competições de programação (BOCA: A Support System for Programming Contests). In Workshop de Educacao em Computacao (Brazilian Workshop on Education in Computing), Congresso anual da SBC 2004, Salvador, Brasil. SBC.
Piech, C., Sahami, M., Koller, D., Cooper, S., e Blikstein, P. (2012). Modeling how students learn to program. In Proceedings of the 43rd ACM technical symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’12, pages 153–160, New York, NY, USA. ACM.