Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência

  • Rivanilson da Silva Rodrigues UEPB
  • Luiz Augusto de Macêdo Morais UEPB
  • Sormany Silva Dantas UEPB
  • José Gomes Lopez Filho UEPB
  • Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro Abilio UEPB
  • Pablo Ribeiro Suárez UEPB

Resumo


Diante das altas taxas de evasão dos cursos ligados à tecnologia e demanda por profissionais nessa área, decidiu-se introduzir noções de algoritmos e programação a alunos do Ensino Médio provenientes de escolas públicas do município de Patos – PB. Assim, esse artigo propõe relatar as experiências obtidas durante a aplicação de um mini-curso de introdução a algoritmos e linguagem de programação. Os alunos participantes utilizaram a linguagem de programação Python durante a introdução de conceitos básicos da programação estruturada. Ao final, o mini-curso foi considerado satisfatório atendendo a uma demanda de 78 alunos do Ensino Médio e obtendo uma taxa de evasão de 46%, índice inferior a cursos similares.

Referências

Barros, F. (2010) “Déficit de profissionais de TI chegará a 750 mil vagas em 2020”. Disponível em: [link]

Castro, T. and Furks, H. (2011) “Sistematização da Aprendizagem de Programação em Grupo”. In: XVII Workshop de Educação em Informática (WEI), 2011, Aracaju. p. 1763-1773.

Castro, T.; Furks, H. and Spósito. M. A. F.;Castro JR. A. N. (2009) “Análise de um Estudo de Caso para Aprendizagem de Programação em Grupo”. IEEE-RITA, v. 4, n 2, p. 155-160.

Cristovão, H. M. “Aprendizagem de Algoritmos num Contexto Significativo e Motivador: Um Relato de Experiência” (2008). In: XXVIII Congresso da SBC, Belém do Pará, p. 30-40.

Dantas, A. ; Lopes, D. ; Costa, L. F. S. ; Silva, M. A. A. (2010) “Aprendendo a Ensinar Programação Combinando Jogos e Python”. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa.

Gomes, A.; Henriques, J.; Mendes, A. J. (2008) “Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores”. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, Maio.

Grandell, L.; Peltomaki, M.; Back, R. B.; Salakoski, T. (2006) “Why Complicate Things? Introducing Programming in High School Using Python”. In: VIII Australasian Computing Education Conference, 2006, Hobart. Proceedings… Hobart.

Lutz, M. (2010) “Programming Python”. 4. ed.[S.l]: O'Reilly Media.

Machado, E. Z. A. ; Vasconcelos, I. R. S. ; Amorim, K. M. ; Adrade, A. M. S. ; Barreto, L. P. and Abdalla, D. (2010) “Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação”. In: Workshop de Educação em Informática, Belo Horizonte.

Marques, L. M.; Costa, L. F. S.; Silva, M. A. A. and Rebouças, A. D. D. S. (2011) “Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python”. In: XVII Workshop de Educação em Informática.

Pereira Júnior, J.; Rapkiewicz, C. E.; Delgado, C. and Xexeo, J. A. M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio”. In: XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, São Leopoldo.

Rocha, H. V. (1993) “Representações Computacionais Auxiliares de Conceitos de Programação”. Disponível em: Acesso em: 5 jul. 2012.

Souza, C. M. (1999) “VisuAlg – Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação”. Revista TECCEN, [S.l], v. 2, n. 2, p. 10, Setembro.

Van Rossum, G. (1999) “Computer Programming for Everybody”. Disponível em: [link] Acesso em: 5 jul. 2012.
Publicado
23/07/2013
RODRIGUES, Rivanilson da Silva; MORAIS, Luiz Augusto de Macêdo; DANTAS, Sormany Silva; LOPEZ FILHO, José Gomes; ABILIO, Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro; SUÁREZ, Pablo Ribeiro. Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 502-507. ISSN 2595-6175.