Uma Abordagem Integrativa para o Ensino de Algoritmos a Distância

  • Ailton Cruz dos Santos UFAL

Resumo


Uma das tarefas mais difíceis no ensino de programação tem sido conseguir que os alunos construam abstrações como cenários de suas soluções. Também, as relações envolvidas na Educação a Distância são complexas. A metodologia aqui apresentada, da disciplina Algoritmo e Estruturas de Dados I do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação a Distância do Instituto de Computação da UFAL, encaixa-se nesse contexto. A abordagem contempla aspectos da individualidade humana e sócio-interacionistas de maneira integrativa, utilizando Mapas Conceituais, a Plataforma Python e roteiros de estudo baseados na Teoria da Aprendizagem Experiencial.

Referências

Campos, R. L. B. L (2010) “Metodologia ERM2C: Para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de lógica de programação”. In: XVIII WEI/CSBC BH/MG.

Deters, J. I., Miranda, E. M., Fernandes, A. M. R. (2008) O Desafio de Trabalhar com Alunos Repetentes na Disciplina de Algoritmos e Programação. XIX SBIE. Novembro. UFCE – Ceará.

Diaz, D.P. (2013) Online Drop Rates Revisited, The Technology Source Archives. [link]. Maio.

Gomes, A; Mendes, A. J. (2007) “Learning to program - difficulties and solutions” In: International Conference on Engineering Education - ICEE 2007, Coimbra, Portugal.

IHMC. Institute for Human and Machine Cognition. (2013) IHMC CmapTools, [link], Abril.

Inês, R. P. R. (2009) “A Aprendizagem experiencial e a sabedoria no adulto e no adulto idoso”. Dissertação. Universidade de Lisboa.Pt.

Jenkins, T. (2002) “On the difficulty of learning to program”, In Proc. of the 3rd Annu. LTSN_ICS Conf., Loughborough University, United Kingdom, August, pp. 53-58.

Kolb, D. A., Boyatzis, R. E., & Mainemelis, C. (2000). “Experiential Learning Theory: Previous Research and New Directions”. In Perspectives on cognitive, learning, and thinking styles. Sternberg & Zhang (Eds.). NJ: Lawrence Erlbaum.

Mannila, L., and De Raadt, M. (2006) “An objective comparison of languages for teaching introductory programming”. In Proceedings of the 6th Baltic Sea conference on Computing education research: KoliCalling 2006, pp. 32-37. ACM.

Moodle (2013) “Modular Oriented-Object Dynamic Learning Environment”, [link], Abril.

Moreira, M. A. (1997) “Aprendizagem significativa: um conceito subjacente”. In: Encuentro internacional sobre el aprendizaje significativo. Actas. Burgos. p. 17-44.

Richit, A. (2004) “Implicações da Teoria de Vygotsky aos Processos de Aprendizagem e Desenvolvimento em Ambientes Mediados pelo Computador”. Revista Perspectiva, Erechim, RS, v.28, n.103, p.21-32. Set. (ISSN: 0101-2908).

Rodrigues, E. C. (2009) Desenvolvendo autonomia nos estudos a distância. Curitiba, PR: IESDE.

Santos, R. P.; Vivacqua, A. S. ; Souza, J. M. ; Costa, H. A. X. (2008) “Uma proposta de cenário para ensino de algoritmos e programação com contribuições de cooperação, colaboração e coordenação”. In: XVI WEI/CSBC. Belém/PA.

Siebra, S A; Silva, D R D (2009) Prática de Ensino de Algoritmos, UFRPE, Recife.

Tavares, R. (2007) “Construindo mapas conceituais”. Revista Ciências & Cognição, Ano 04, Vol 12. 2007.

Zimmerman, B. J. (1989) “A social cognitive view of self-regulated learning”. Journal of Educational Psychology, 81, 329-339.
Publicado
23/07/2013
SANTOS, Ailton Cruz dos. Uma Abordagem Integrativa para o Ensino de Algoritmos a Distância. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 515-520. ISSN 2595-6175.