ATIVA: Atividades Virtuais de Apoio Aplicadas ao Ensino de Programação
Resumo
O ensino de programação é uma atividade desafiadora, não apenas pela complexidade envolvida no objeto de estudo, mas também pela grande dificuldade em acompanhar de perto o desenvolvimento dos aprendizes, respeitando suas peculiaridades e oferecendo o feedback necessário. De modo a apoiar os docentes nessa tarefa, o presente trabalho propõe a realização de diversas atividades através de um ambiente de ensino a distância, e descreve de que forma a participação de uma equipe de tutores viabilizou essa experiência.
Referências
Piva Jr. D.; Freitas R. L. (2011) "Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos" WEI - XIX Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI'2011). Natal, RN, Brasil.
Reategui E., Bercht M., Iepsen E. F. (2011) Detecção e Tratamento do Estado Afetivo Frustração do Aluno na Disciplina de Algoritmos. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. XVII Workshop de Informática na Educação. Aracaju-SE. ISSN:2176-4301.
Scaico et al (2012) Relato de um modelo de tutoria para programação baseado em experiências com ingressantes de um curso de Licenciatura em Computação. In: XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - XX WEI (Workshop de Educação em Informática), Curitiba PR.