Adequação dos Exames Nacionais ao Perfil do Egresso do Bacharelado em Sistemas De Informação: Um Estudo de Caso Frente aos Exames ENADE e POSCOMP
Resumo
Os processos de avaliação de cursos de Sistemas de Informação no Brasil são realizados dentro do ciclo de avaliação do Ministério da Educação conhecido como SINAES. Em contrapartida, os Projetos Pedagógicos dos cursos avaliados atualmente foram concebidos, em sua maioria, com base no Currículo de Referência da SBC, elaborado em 2003. Este artigo suscita o problema do descompasso existente entre os Projetos Pedagógicos destes cursos, à luz de suas Matrizes Curriculares, e os atuais modelos de avaliação dos egressos deste curso, nomeadamente, os exames ENADE e POSCOMP.
Referências
ACM (2005) Computing Curricula 2005 – Disponível na Internet em [link] Acesso em 11 de abril de 2013
ACM (2010) IS 2010 Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Information Systems. Disponível na Internet [link]. Acesso em 11 de abril de 2013.
Carey, E. (2003) A quest for ABET accreditation: in retrospect. Journal of Computing Sciences in Colleges, Volume 19, 1.
Longenecker, H. E.; Feinstein, D. L. (2005) Development of assessment for undergraduate programs of information technology, and certification for program graduates.SIGITE '05: Proceedings of the 6th conference on Information technology education.
Luckesi, C. C. (2010) Gestão do Currículo – Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? Disponível na Internet em [link]. Acesso em 11 de abril de 2013.
MEC (2012) Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. Parecer CNE/CNS 136/2012. Disponível na Internet em [link] Acesso em 11 de abril de 2013
SBC (2003) Currículo de Referência – Bacharelado em Sistemas de Informação – Disponível na Internet em [link] Acesso em 11 de abril de 2013
SBC (2013) POSCOMP. Disponível na Internet em [link] Acesso em 11 de abril de 2013.