Um Relato Histórico da Prática Docente em Disciplinas de Estágio Contado por Estudantes da Licenciatura em Computação

  • Mychelline Henrique Souto UFPB
  • Eline Macedo UFPB
  • Felipe Cunha UFPB
  • Pasqueline D. Scaico UFPB

Resumo


Este artigo busca evidenciar as contribuições da presença de um Licenciado em Computação nas escolas. Essa reflexão é o resultado de experiências vivenciadas por um grupo de estudantes da Licenciatura em disciplinas de Estágio Obrigatório Supervisionado e das dificuldades encontradas na elaboração de propostas para inserir um professor de computação no cotidiano das escolas.

Referências

Bell, T.; Whitten, I.; Fellows, M. Computer Science Unplugged.Universidade de Canterbury, Nova Zelândia, 2007. 105 p. Disponível em: [link] Acesso em: 12 Fev. 2013.

Computer Science Teacher Association CSTA. (2005) The New Educational Imperative: Improving High School Computer Science Education. Final Report of the CSTA.Curriculum Improvement Task Force. ACM Association for Computing Machinery.

França, R. S. de; Silva, W. C. da; Amaral, H. J. C. do. (2012) “Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades”. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba. Anais do XXXII CSBC, 2012.

Gal-Ezer, J. and D. Harel.(1999) Curriculum for a high school computer science curriculum.Computer Science Education 9(2).

Konzen, I.M.G.; Cruz, M.E.J.K.. (2007). “Kit de Robótica Educativa: desenvolvimento e aplicação metodológica”. In: Seminário de Informática RS (SEMINFO RS'2007) I WEI Tchê Workshop sobre Educação em Informática, Torres, 1 a 4 de novembro de 2007.

Matos, E. S.; Silva, G. F. B. da. (2012) "Currículo de licenciatura em computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC". In: XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba. Anais do XXXII CSBC, 2012.

Ministério da Educação de Ontário – MEO. (2008). “Currículo para o ensino de Ciência da Computação nas escolas”. Retirado de [link]. Acesso em: 12 Fev. 2013.

Miranda, J. R.; Suanno, M. V. R. (2012) “Robótica na escola: ferramenta pedagógica inovadora.” Disponível em: [link]. Acesso em: 03 Abril 2013.

Negroponte, N. (2008) “One Laptop per Child Project.” Disponível em: [link] Acesso em: 12 Fev. 2013.

Raasch, L. (2006) “A Motivação do aluno para a Aprendizagem”. Revista Universo Acadêmico, Edição nº 10 Julho a Dezembro de 2006.

Scaico, P. D. ; Henrique, M. S. ; Cunha, F. O. M. ; Alencar, Y. M.. (2012). “Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças”. In: Revista Novas Tecnologias na Educação-CINTED-UFRGS. Vol. 10, nº 3, 2012.

Soares, R. F. ; Borges, M. A. F.. (2011)“Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica”. In: XXXI Congresso da sociedade brasileira de computação WEI XIX Workshop sobre Educação em Computação, 2011, Natal, RN. XXXI Congresso da sociedade brasileira de computação. Natal, RN: UFRN, v. 1, p. 1516-1519, 2011.

Tucker, A., Deek, F., Jones, J., McCowan. D., Stephenson, C., & Verno, A. ACM K–12 Task Force (2003). A Model Curriculum for K-12 Computer Science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committee.
Publicado
23/07/2013
SOUTO, Mychelline Henrique; MACEDO, Eline; CUNHA, Felipe; SCAICO, Pasqueline D.. Um Relato Histórico da Prática Docente em Disciplinas de Estágio Contado por Estudantes da Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 561-570. ISSN 2595-6175.