Uma Experiência Integrada de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas com PBL

  • Roberto Almeida Bittencourt UEFS
  • Carlos Alberto Rodrigues UEFS
  • Danila S. Santos Cruz UEFS

Resumo


Este artigo relata uma experiência de ensino-aprendizagem realizada durante dois semestres letivos que integrou as disciplinas de programação orientada a objetos, estruturas de dados e projeto de sistemas utilizando uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas e projetos. Dentre as vantagens da abordagem, vale ressaltar a prática integrada de diferentes disciplinas, além da aquisição, pelos alunos, de competências sociais e cognitivas de nível elevado. Alguns problemas observados de sobrecarga cognitiva e dificuldades com a evolução de software podem ser evitados, através de uma sequência adequada dos problemas apresentados. Os benefícios observados de rotas de aprendizagem mais autênticas e mais próximas das práticas profissionais são animadores, ainda que mais experiências precisem ser realizadas para melhor calibrar a abordagem.

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Publicado
23/07/2013
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BITTENCOURT, Roberto Almeida; RODRIGUES, Carlos Alberto; CRUZ, Danila S. Santos. Uma Experiência Integrada de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas com PBL. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 591-600. ISSN 2595-6175.