Uma Experiência Integrada de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas com PBL

  • Roberto Almeida Bittencourt UEFS
  • Carlos Alberto Rodrigues UEFS
  • Danila S. Santos Cruz UEFS

Resumo


Este artigo relata uma experiência de ensino-aprendizagem realizada durante dois semestres letivos que integrou as disciplinas de programação orientada a objetos, estruturas de dados e projeto de sistemas utilizando uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas e projetos. Dentre as vantagens da abordagem, vale ressaltar a prática integrada de diferentes disciplinas, além da aquisição, pelos alunos, de competências sociais e cognitivas de nível elevado. Alguns problemas observados de sobrecarga cognitiva e dificuldades com a evolução de software podem ser evitados, através de uma sequência adequada dos problemas apresentados. Os benefícios observados de rotas de aprendizagem mais autênticas e mais próximas das práticas profissionais são animadores, ainda que mais experiências precisem ser realizadas para melhor calibrar a abordagem.

Referências

Angelo, M. F. e Bertoni, F. C. (2012). Análise da aplicação do método PBL no processo de ensino e aprendizagem em um curso de engenharia de computação. Revista de Ensino em Engenharia, 30(2):35–42.

Barrows, H. S. (1986). A taxonomy of problem-based learning methods. Medical education, 20(6):481–486.

Bittencourt, R. A. e Figueiredo, O. A. (2003). O currículo do curso de engenharia de computação da UEFS: Flexibilização e integração curricular. In XI Workshop de Educação em Computação –Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Bloom, B. S., Englehart, M. D., Furst, E. J., Hill, W. H., e Krathwohl, D. R. (1976). Taxonomia de objetivos educacionais. Porto Alegre: Globo.

Boud, D. e Feletti, G. (1998). The challenge of problem based learning. Routledge.

CNE. (2002). Resolução CNE/CES 11/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 32.

Delisle, R. (1997). How to use problem-based learning in the classroom. ASCD.

Duch, B. J., Groh, S. E., e Allen, D. E. (2001). The power of problem-based learning: a practical “how to” for teaching undergraduate courses in any discipline. Stylus.

Ferreira, A., Heinen, F. J., Gaspary, L., and Lemke, N. (2003). Engenharia da Computação: uma proposta transdisciplinar visando o desenvolvimento regional. In XI Workshop de Educação em Computação – Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Gomes, R., Francisco, A. M., Tonhom, S. F. R., Costa, M. C. G., Hamamoto, C. G., Pinheiro, O. L., Moreira, H. M., Hafner, M. L. M. B. (2009). A formação médica ancorada na aprendizagem baseada em problemas: uma avaliação qualitativa. Interface: comunicação, saúde, educação, 13(28):71–83.

Oliveira, W. L. A., de Arruda, G. H. M., e Bittencourt, R. A. (2007). Uso do método PBL no ensino de arquitetura de computadores. In ICECE’2007 – International Conference on Engineering and Computer Education.

Santos, D. M. B., Pinto, G. R. P. R., Sena, C. P. P., Bertoni, F. C., e Bittencourt, R. A. (2007a). Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. In COBENGE 2007 XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.

Santos, D. M. B., Saba, H., Rocha Jr., J. B., and Sarinho, V. T. (2007b). Integrando as disciplinas de engenharia de software, análise e projeto de sistemas e banco de dados utilizando PBL. In XV Workshop sobre Educação em Computação – Anais do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, p. 66–75.

Santos, J. A. M., Angelo, M. F., e Loula, A. C. (2008). Experiências em um estudo integrado de programação usando PBL. In XVI Workshop de Educação em Computação – Anais do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Santos, J. A. M. e Angelo, M. F. (2009). Análise de problemas aplicados em um estudo integrado de programação utilizando PBL. In XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação XVII Workshop sobre Educação em Computação.

Silveira, M.A. (2005). A formação do engenheiro inovador: uma visão internacional. Rio de Janeiro: PUC-Rio.

Svinicki, M. e McKeachie, W. (2010). McKeachie’s teaching tips: Strategies, research, and theory for college and university teachers. Wadsworth Pub Co.

Uden, L. e Beaumont, C. (2006). Technology and problem-based learning. Information Science Pub.

UEFS (2012). Currículo do curso de Engenharia de Computação da UEFS. Disponível em [link]. Acessado em 10/03/2012.

Woods, D. R. (1994).Problem-based learning: How to gain the most from PBL. Donald R. Woods.
Publicado
23/07/2013
BITTENCOURT, Roberto Almeida; RODRIGUES, Carlos Alberto; CRUZ, Danila S. Santos. Uma Experiência Integrada de Programação Orientada a Objetos, Estruturas de Dados e Projeto de Sistemas com PBL. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 591-600. ISSN 2595-6175.