Núcleo de Práticas em Informática: Contribuindo para a Formação em Sistemas de Informação Através do Desenvolvimento de Projetos de Software

  • Enyo J. T. Gonçalves UFC
  • Carla I. M. Bezerra UFC
  • Camilo C. Almendra UFC
  • Andreia L. Sampaio UFC
  • Davi R. Vasconcelos UFC

Resumo


A articulação entre teoria e prática é um dos fundamentos das diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área de Computação. Entretanto, nem sempre as aulas práticas oferecidas nos cursos de graduação em computação, conseguem traduzir fielmente os problemas vividos em uma empresa de produção de software. Neste contexto, apresentamos o Núcleo de Práticas em Informática da Universidade Federal do Ceará (NPI-UFC) do Campus Quixadá, destinado a disponibilizar aos alunos um ambiente de uma fábrica de software, onde têm-se processos de desenvolvimento de software bem definido e onde são executados projetos com clientes reais. Neste artigo é apresentada a experiência do NPI-UFC através da construção de um processo de desenvolvimento de software e de projetos relacionados à capacitação em requisitos e desenvolvimento de comunidades de prática, além de eventos promovidos pela Universidade para divulgação e atualização tecnológica dos alunos do Campus.

Referências

Anacleto, A. (2004). “Método e Modelo de Avaliação para Melhoria de Processos de Software em Micro e Pequenas Empresas.” Dissertação de Mestrado, UFSC. Florianópolis, Brasil.

Barth, F. J., Burd, L., Pimentel, M. (2012). “Escritório de projetos: simulando o ambiente de projetos de software em cursos de tecnologia”. In XX Workshop sobre Educação em Computação - WEI'2012, Curitiba, Brasil.

Begosso, L. R., Begosso, L. C., Poletto, A., da Cunha, D. S., Lima, F. C. (2011). “Programa de residência em software”. In XIX Workshop de Educação em Informática, Natal, Brasil.

Beck, K. (1999) “Extreme Programming Explained: Embrace Change”. Addison-Wesley.

Borges, F. S., de Carvalho, T. P., de Moraes, M. A. C. (2012). “Programa de Extensão “Fábrica de Software Acadêmica”: contribuindo para a formação profissional na área da Informática”, In XX Workshop sobre Educação em Computação - WEI'2012, Curitiba, Brasil.

Brandao, M. G.; Cortés, M. I.; Gonçalves, E. J. T. (2012) “Entities: Um Framework Baseado em Naked Objects para Desenvolvimento de Aplicações Web Transientes”. In: XXXVIII Conferência Latinoamericana em Informática - CLEI, 2012, Medelin.

Cohen, N., Dann, W. (1995) “Using an internal internship to enhance computer science education in a two-year college”. In Proceedings of the 26th SIGCSE technical symposium on Computer science education (SIGCSE '95). ACM, New York, NY, USA, 44-47.

MEC (2013) “Diretrizes Curriculares dos cursos da área de computação”. Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: [link].

Mendonça, A. P., Costa, E. de B., Guerreiro, D. D. S.. (2008) “Elicitação de Requisitos – Evidências de uma problemática na formação dos Estudantes de Computação”. In: Fórum de Educação em Engenharia de Software. Anais. 2008. p. 65-73.

Rodrigues, N. N., Estrela, N. V. A. (2012) “SimpleWayProcess: Da Academia à Indústria de Software”. In XX Workshop sobre Educação em Computação - WEI'2012, Curitiba, Brasil.

SBC (2003). Currículo de Referência para Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Brasileira de Computação.

Schwaber, K. (2004) “Agile Project Management With Scrum”, Microsoft Press, Redmond, Washington, USA.

Softex (2011) "MPS.BR: Melhoria de Processo do Software Brasileiro - Guia Geral", Disponível em: [link].
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Enyo J. T.; BEZERRA, Carla I. M.; ALMENDRA, Camilo C.; SAMPAIO, Andreia L.; VASCONCELOS, Davi R.. Núcleo de Práticas em Informática: Contribuindo para a Formação em Sistemas de Informação Através do Desenvolvimento de Projetos de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 601-610. ISSN 2595-6175.