Utilizando o Scratch para Apoiar o Processo de Ensino-aprendizagem de Programação para Iniciantes na EaD
Resumo
Nos dias atuais, um dos grandes desafios da área de Educação em Computação é o ensino de programação. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo que objetivou avaliar o potencial do Scratch no processo de ensino-aprendizagem de programação para iniciantes na EaD a partir da coleta das opiniões dos alunos. Os resultados obtidos indicam que os alunos ficaram divididos em relação à contribuição do ambiente para o seu aprendizado. Entretanto, as justificativas fornecidas por estes alunos para as opiniões a respeito da utilização do Scratch constituem a contribuição mais importante deste trabalho.
Referências
Bergin, S. and Reilly, R. (2005) Programming: factors that influence success. ACM SIGCSE Bulletin, New York, v. 37, n. 1, p. 411-415.
Byrne, P.; Lyons, G. (2001) The effect of student attributes on success in programming. ACM SIGCSE Bulletin, vol. 33, n. 3, p. 49-52.
Caspersen, M. E.; Kölling, M. (2009) STREAM: A First Programming Process. ACM Transactions on Computing Education, vol. 9, n. 1, article 4, p. 4:1-4:29.
Fincher, S.; Cooper, S.; Kölling, M.; Maloney, J. (2010) Comparing alice, greenfoot & scratch. Proceedings do 41st SIGCSE’10, Milwaukee, Wiscosin, USA. p. 192-193.
Hagan, D.; Markham, S. (2000) Does it help to have some programming experience before beginning a computing degree program? Proceedings do 5th Annual SIGCSE Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 2000, Helsinki. New York: ACM, p. 25-28.
Lahtinen, E.; Ala-Mutka, K.; Järvinen, H.-M. (2005) A Study of the Difficulties of Novice Programmers. Proceedings do 10th ITiCSE, Monte de Caparica, Portugal, p. 14-18.
Malan, D. J.; Leitner, H. H. (2007) Scratch for budding computer scientists. Proceedings do 38th SIGCSE’07, Kentucky, USA, p. 223–227.
Maloney, J.; Peppler, K.; Kafai, B. Y.; Resnick, M.; Rusk, N. (2008) Programming by choice: Urban Youth Learning Programming with Scratch. Proceedings do 39th SIGCSE’08, Portland, USA, p. 367–371.
Maloney, J.; Resnick, M.; Rusk, N.; Silverman, B.; Eastmond, E. (2010) The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4, article 16, 15 pages.
Milne, I.; Rowe, G. (2002) Difficulties in Learning and teaching Programming - Views of Students and Tutors. Education and Information Technologies, vol. 7, n. 1, p. 55-66.
Resnick, M.; Maloney, J.; Monroy-Hernández, A.; Rusk, N.; Eastmond, E.; Brennan, K.; Millner, A.; Rosenbaum, E.; Silver, J.; Silverman, B.; Kafai, Y. (2009) Scratch: programming for all. Communications of the ACM, vol. 52, n. 11, p. 60-67.
Wilson, B. C.; Shrock, S. (2001) Contributing to success in an introductory computer science course: a study of twelve factors. ACM SIGCSE Bulletin, vol. 33, n. 1, p. 184-188.