Utilizando o Scratch para Apoiar o Processo de Ensino-aprendizagem de Programação para Iniciantes na EaD

  • Viviane Cristina Oliveira Aureliano UFPE / IFPE
  • Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco UFPE

Resumo


Nos dias atuais, um dos grandes desafios da área de Educação em Computação é o ensino de programação. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo que objetivou avaliar o potencial do Scratch no processo de ensino-aprendizagem de programação para iniciantes na EaD a partir da coleta das opiniões dos alunos. Os resultados obtidos indicam que os alunos ficaram divididos em relação à contribuição do ambiente para o seu aprendizado. Entretanto, as justificativas fornecidas por estes alunos para as opiniões a respeito da utilização do Scratch constituem a contribuição mais importante deste trabalho.

Referências

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Publicado
23/07/2013
AURELIANO, Viviane Cristina Oliveira; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Utilizando o Scratch para Apoiar o Processo de Ensino-aprendizagem de Programação para Iniciantes na EaD. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 631-640. ISSN 2595-6175.