O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning

  • Tancicleide C. S. Gomes UFRPE
  • Jeane C. B. de Melo UFRPE

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta metodológica baseada nas premissas de aprendizagem significativa, a qual delineia uma estratégia de ensino do pensamento computacional de modo contextualizado, incorporando técnicas blended learning para promover um cenário mais flexível, bem como a apresentação dos conteúdos de uma maneira mais atraente e lúdica.

Referências

Ausubel, D. P. (1982). A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

Bell, T.; Witten, I.H. E Fellows, M. (2007) “Computer Science Unplugged”. [link], Março

Controle Absoluto. Direção: D.J. Caruso, Produção: Steven Spielberg. EUA: DreamWorks Pictures, 2008, 1 DVD.

Davies, A.; Fidler, D. e Gorbis, M. (2012) “Future Work Skills to 2020”. [link], Fevereiro.

De Paula, L. Q., Piva Júnior, D. E Freitas, R.L. (2009) “A importância da leitura e da abstração no processo de formação do raciocínio lógico-abstrato”. In: Anais do XVII Workshop sobre Educação em Informática. Bento Gonçalves: RS.

Fernandes, C. S.; Menezes, P. B. (2011) “Metodologia do Ensino de Ciência da Computação: Uma Proposta Para Criança”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Fortaleza: CE.

Garrison, D. R.; Kanuka, H. (2004). “Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education”. In: The Internet and Higher Education. p. 95-105.

Gonick, L. (1984) Uma Introdução Ilustrada à Computação. Ed. Harper & Row do Brasil Ltda. São Paulo: SP.

Hogbood, B. (2010) “Blended learning”. [link], Abril.

Marques, D. L., Costa, L. F. S., Silva, M. A. A., Rebouças, A. D. D. S. (2011) “Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução à Programação utilizando Jogos e Python”. In: Anais do XVII Workshop sobre Educação Informática. Aracaju: SE

Pelizzari, A., Kriegl, M. L., Baron, M. P., Finck, N. T. L., Dorocinski, S. I. (2001) “Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel”. In: Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42.

Pereira Júnior, J. C. R. e Rapkiewicz, C. E. (2004) “O Processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Programação: Uma Visão Crítica da Literatura”. In: Anais do III Workshop de Educação em Computação e Informática do estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: MG.

Pereira Júnior, J. C. R., Rapkiewicz, C.E.; Delgado, C. e Xexeo, J.A.M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio”. In: Anais do XIII Workshop de Educação em Computação. São Leopoldo: RS.

Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G., Seixas, L., Rosa, N. S., Cunha, V. V. Klemann, M. (2006) “Estratégias Pedagógicas no Ensino de Algoritmos e Programação Associadas ao Uso de Jogos Educacionais”. In: CINTED-UFRGS, V. 4 Nº 2.

SBC. (2011) “Olimpíada Brasileira de Informática”. [link], Abril.

Wing, J. “Computational Thinking”. (2006) In: Communications of the ACM. v.49, n.3. p. 33-35.
Publicado
23/07/2013
GOMES, Tancicleide C. S.; MELO, Jeane C. B. de. O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 651-660. ISSN 2595-6175.