Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada
Resumo
Este artigo descreve um relato de experiência de um projeto que popularizou alguns fundamentos da Ciência da Computação aos estudantes de escolas públicas usando a técnica conhecida como "computação desplugada", que consiste em ensinar fundamentos da computação sem o uso do computador. As atividades desplugadas têm despertado o interesse de pesquisadores e professores e tem sido empregada em diversos países. No total, foram realizadas seis peças teatrais interativas que proporcionaram o entendimento de seis fundamentos computacionais de forma clara, divertida e agradável. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos absorveram adequadamente os conceitos abordados por meio das peças e houve um acréscimo no interesse dos alunos pela área de computação.
Referências
Costa, J.; Costa, A.; Peres, S. e Teixeira, G. (2011). “Desvendando a Ecologia Local: Atividades Interativas”. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.4, n.3.
Machado, E.; Vasconcelos, I.; Amorim, K.; Andrade, A.; Barreto, L.; Santos, D. (2010). “Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação”. XVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Belo Horizonte - MG.
Morais, A. e Almeida, D. (2011). “Políticas Públicas para a Informática na Educação: Reflexões sobre Desafios Contemporâneos”. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pp. 1525-1532.
Ramos, M. e Coppola, N. (2011). “O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas”. Disponível em: [link]. Acesso em: 15/03/2013.
Rocha, S. (2008). “O Uso do Computador na Educação: a Informática Educativa”. Revista Espaço Acadêmico, n. 85.
Scaico, P.; Henrique, M.; Cunha, F. e Alencar, Y. (2012). "Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças". Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3.
Setzer, W. (2005). “O Computador a Papel: Uma Atividade Pedagógica para a Introdução de Conceitos Básicos de Computadores”. Disponível em: [link]. Acesso em 11/03/2013.
Souza, R.; Barreto, L; Andrade, A e Abdalla, D. (2010). "Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!!!". Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, n.1.
Unplugged. (2013). “Computer Science Unplugged”. Disponível em: [link]. Acesso em 15/03/2013.