Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada

  • Anacilia Vieira UFAM
  • Odette Passos UFAM
  • Raimundo Barreto UFAM

Resumo


Este artigo descreve um relato de experiência de um projeto que popularizou alguns fundamentos da Ciência da Computação aos estudantes de escolas públicas usando a técnica conhecida como "computação desplugada", que consiste em ensinar fundamentos da computação sem o uso do computador. As atividades desplugadas têm despertado o interesse de pesquisadores e professores e tem sido empregada em diversos países. No total, foram realizadas seis peças teatrais interativas que proporcionaram o entendimento de seis fundamentos computacionais de forma clara, divertida e agradável. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos absorveram adequadamente os conceitos abordados por meio das peças e houve um acréscimo no interesse dos alunos pela área de computação.

Referências

Bell, T.; Witten, I. e Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador”. Tradução de Luciano Porto Barreto, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em 04/02/2013.

Costa, J.; Costa, A.; Peres, S. e Teixeira, G. (2011). “Desvendando a Ecologia Local: Atividades Interativas”. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.4, n.3.

Machado, E.; Vasconcelos, I.; Amorim, K.; Andrade, A.; Barreto, L.; Santos, D. (2010). “Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação”. XVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Belo Horizonte - MG.

Morais, A. e Almeida, D. (2011). “Políticas Públicas para a Informática na Educação: Reflexões sobre Desafios Contemporâneos”. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pp. 1525-1532.

Ramos, M. e Coppola, N. (2011). “O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas”. Disponível em: [link]. Acesso em: 15/03/2013.

Rocha, S. (2008). “O Uso do Computador na Educação: a Informática Educativa”. Revista Espaço Acadêmico, n. 85.

Scaico, P.; Henrique, M.; Cunha, F. e Alencar, Y. (2012). "Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças". Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3.

Setzer, W. (2005). “O Computador a Papel: Uma Atividade Pedagógica para a Introdução de Conceitos Básicos de Computadores”. Disponível em: [link]. Acesso em 11/03/2013.

Souza, R.; Barreto, L; Andrade, A e Abdalla, D. (2010). "Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!!!". Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, n.1.

Unplugged. (2013). “Computer Science Unplugged”. Disponível em: [link]. Acesso em 15/03/2013.
Publicado
23/07/2013
VIEIRA, Anacilia; PASSOS, Odette; BARRETO, Raimundo. Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 671-680. ISSN 2595-6175.