O Papel da Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica e Profissional na Área da Computação

  • Adriana Postal UNIOESTE
  • Clodis Boscarioli UNIOESTE
  • Jorge Bidarra UNIOESTE

Resumo


O envolvimento de alunos em projeto de iniciação científica e o desenvolvimento de um trabalho para a finalização de seu curso de graduação (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) são duas atividades que complementam não apenas a sua formação acadêmica na área, permitindo-lhes a reflexão metodológica, o delineamento do problema a ser resolvido e a agregação de outras habilidades, tais como a capacidade para lidar com esses problemas e resolvê-los computacionalmente, como também vão significar um diferencial quando de suas atuações profissionais na área, seja nas empresas ou na academia. Partindo dessas premissas, relatamos aqui resultados obtidos com uma pesquisa realizada junto a egressos em um Curso de Ciência da Computação, evidenciando que a grande maioria deles concorda com a importância dessas atividades acadêmicas, embora também sugiram algumas modificações na condução e operacionalização, especialmente, da disciplina TCC, como forma de prepará-los melhor tanto para o mundo da pesquisa quanto para o mercado de trabalho.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Jorge Rady, et al. A Importância do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação do Engenheiro de Computação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 1, 2004, Brasília. Anais... Cobenge, 2004. p. 1-11.

BASTOS, Flávia et al. A Importância da Iniciação Científica para os Alunos de Graduação em Biomedicina. Revista Eletrônica Novo Enfoque, Rio de Janeiro, v. 11, n. 11, p.61-66, 2010.

CASTRO, Maria da Conceição Araújo. O Papel da Pesquisa na Formação do Aluno da Graduação. Revista Gestão Tecnológica e Social, São Paulo, v. 1, n. 0, p.1-17, jul./dez. 2011.

GUEDES, Hermila Tavares Vilar; GUEDES, Jorge Carvalho. Avaliação, pelos Estudantes, da Atividade “Trabalho de Conclusão de Curso” como Integralização do Eixo Curricular de Iniciação à Pesquisa Científica em um Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 2, p.162-1, abr./jun. 2012.

LIMESURVEY. LimeSurvey the free & open source survey software tool! Disponível em: [link]. Acesso em: 06 mar. 2013.

LISTON, Paulo Cezar; SILVA, Maria Ivone da. A Importância da Disciplina de Metodologia Científica na Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso TCC nos Cursos de Graduação. Revista Científica da Fecra, Costa Rica, v. 1, n. 1, p.1-10, abr./out. 2012.

NAJJAR, Enise Cássia Abdo; ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Atividades de pesquisa na graduação: percepção dos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 36, p.293-318, maio/ago. 2010.

UNIOESTE. Resolução nº 339/2009-CEPE – Altera o Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciência da Computação, modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus de Cascavel, de 29 de dezembro de 2009. Cascavel, 2009.

UNIOESTEa. Regulamento da Disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Ciência da Computação do campus Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2009.
Publicado
23/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
POSTAL, Adriana; BOSCARIOLI, Clodis; BIDARRA, Jorge. O Papel da Iniciação Científica e do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica e Profissional na Área da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 681-690. ISSN 2595-6175.