Skills and Competencies Required of IT Professionals: A Look at the Far North
Abstract
This paper presents the results of the correlation between the “Opin ions IT Teachers on Faculdade Atual da Amazônia regarding the Students Formation” and “Opinions CIOs on Boa Vista’s Labour Market in respect of Skills and Competencies required to active professional”. With such determi nation of value was possible to infer how "tuned" was the Students Formation versus the expectation of the Labour Market. The result showed an impairment of the Students Formation of the course and also that the professionals wor king in the local labor market are far from meeting the expectations of it. And, moreover, for the local market, the ideal profile for the IT professional would be the Business Analyst with a focus on IT Infrastructure.
References
Bonfim, Wilson M. O Curso Superior em Informática, o Estágio e o Mercado de Trabalho. Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR.
Call to Call. (2006). IT Mídia divulga pesquisa com CIOs. Publicado em: 27 set 2006. Acessado em: 28 jul 2008. Disponível em: [link].
Celso, Luís Jr. (2007 novembro) Há vagas para profissionais de informática. 17/11/2007. Periódico: Gazeta do Povo Online. Acessado em: 04 jul. 2008. Disponível em: [link]
Confederação Nacional da Indústria – CNI. (2007). Falta de mão-de-obra qualificada dificulta aumento da competitividade da indústria. Revista SONDAGEM Especial da Confederação Nacional da Indústria. Ano 5, Nº.3 – setembro de 2007. Acessado em: 04 jul. 2008. Disponível em: [link].
Deluiz, Neise. (1996). A globalização econômica e os desafios à formação profissional. Boletim Técnico do Senac, v. 22, n. 2, mai./ago., 1996.
Deluiz, Neise. (1994). Formação do trabalhador em contexto de mudança tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 20, n. 1, jan./abr., 1994.
Deluiz, Neise. (1995). Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Shape.
Ferreira, Ana P. L. O Projeto Pedagógico como Métrica de Qualidade dos Cursos de Graduação em Informática.
Filho, Jayme T. (1997). O Analista de Negócio e o Futuro do Profissional de Sistemas. Acessado em: 26 jun. 2008. Disponível em: [link].
Governo do Estado de Roraima. (2008). Indicadores Econômicos de Crescimento e Desenvolvimento do Estado de Roraima. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN. Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais CGEES. Acessado em: 05 Ago. 2008. Disponível em: [link].
Governo do Estado de Roraima. (2008). Roraima em Síntese. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento – SEPLAN. Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais CGEES. Acessado em: 05 Ago. 2008. Disponível em: [link].
Hirata, Helena. (1994). Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: FERRETTI, C. J. et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Rio de Janeiro: Vozes.
Instituto Euvaldo Lodi – IEL. (2008). Palestra Resultados BITEC Roraima 2008.
Mundo Vestibular. (2007). Milhares de vagas no mercado de trabalho à espera dos graduados. Publicado em: 12 set. 2007. Acessado em: 04 jul. 2008. Disponível em: [link].
Posthuma, Anne C. (1999). Abertura e ajuste do mercado de trabalho no Brasil: políticas para conciliar os desafios de emprego e competitividade — Brasília: OIT e MTE; São Paulo: Ed. 34, 1999 472 p.
Sociedade Brasileira de Computação. (1999). Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática. Disponível em: [link]. Acessado em: 15 de dezembro de 2007.
Teixeira, Gilberto & Zafalon, Zaíra Regina. Análise Crítica do Ensino Superior Brasileiro.
Wolynec, Elisa. (2006). Conectado, o profissional do século 21 é a solução para muitas empresas!. Publicado originalmente no Jornal da Fundação (Univem) – Setembro 2006. Acessado em: 28 jul 2008. Disponível em: [link].
Wolynec, Elisa. Educando os profissionais do século 21 com a metodologia do século 18. Acessado em: 28 jul 2008. Disponível em: [link].
Wolynec, Elisa. (2007). Formação profissional em sintonia com o mercado. Agosto de 2007. Acessado em: 04 jul. 2008. Disponível em: [link].
