A tutoria em uma disciplina do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a distância: Avaliação, problemas e busca de soluções
Resumo
A discussão sobre as melhores formas de abordar a educação perpassa os cursos de computação, especialmente os cursos a distância, quando entram no processo novos papéis, como o tutor. Este artigo objetiva discutir resultados de um estudo exploratório, relativo ao papel do professor/tutor na disciplina Lógica e Matemática Discreta do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade a distância, seu impacto sobre os alunos, problemas detectados na sua avaliação, motivos que os originaram e possíveis soluções.
Referências
COSTA JUNIOR, J. M. “Processo, Ontologia e Ferramenta para a Gestão de Competências”. Monografia (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Instituto Federal do Espírito Santo, Serra, 2008.
INED (Instituto Nacional de Educação à Distância). “Tutoria no EAD: Um manual para Tutores”. Commonwealth of Learning. Canadá, 2003.
MATOS, E. S. “A Revolução da Técnica: Análise de Possibilidades para a Educação Mediada por Computador”. Anais do XXVIII Congresso da SBC. In: WIE – Workshop sobre Informática na Escola, Belém - PA, 2008.
MORAN, J.M. “Tendências da educação online no Brasil”. In: RICARDO, E. J. (org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. RJ: Qualitymark, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em 25/03/2010.
NUNES, V. B.; COSTA JUNIOR, J. M.; NOBRE, I. A. M. “Avaliação de pessoas na EAD através de um processo e um sistema de gestão de competências – relato de experiência na avaliação de tutores a distância no Ifes”. In: 15º Congresso Internacional de Educação a Distância. Santos – Fortaleza - CE, 2009.
NUNES, Vanessa Battestin. “Processo avaliativo de tutores a distância em um curso de Pós-graduação e reflexões sobre mudanças de condutas”. Tese (Doutorado) – UFES, Vitória, ES, 2012.
PASTA, C. H., CRUZ, D. M. “A tutoria na educação a distância da Universidade Aberta do Brasil: percepções sobre formação, interação e atuação”. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju – SE, 2011.
PERRENOUD, P. “Construindo Competências”. Revista Fala Mestre! 2000.
POZO, J. I. “Teorias Cognitivas da aprendizagem”. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.