Desafios no Ensino de Computação: um estudo da relação entre perfil psicológico de alunos e evasão

  • Camila C. Paixão UFAM
  • Luiz Leandro Fortaleza UFAM
  • Tayana Conte UFAM

Resumo


Para melhorar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de computação, é preciso levar em consideração as diferentes características e situações que fazem parte da formação de um aluno. Diante disso, este trabalho objetiva considerar os perfis psicológicos de alunos e desistentes, com base no indicador MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) e, através dos Tipos Acadêmicos, observar se suas características individuais podem ser um fator de influência no padrão de aprendizagem e em seu desempenho acadêmico. Tomando por base um trabalho prévio, os pesquisadores ampliaram a amostra utilizada, obtendo novos indícios sobre a possível relação entre perfis psicológicos e evasão em cursos de Computação. Tal resultado pode ser útil à criação e ao aperfeiçoamento de abordagens de ensino-aprendizagem que considerem o perfil psicológico dos alunos.

Referências

Acuña, S., Juristo, N., Moreno, A. (2006). “Emphasizing Human Capabilities in Software Development”. In: IEEE Software, vol. 23: (2), pp. 94 – 101.

Barbetta, P., Reis, M. e Bornia, A. (2009). “Estatística para cursos de engenharia e informática”. 2ed. São Paulo: Atlas.

Boehm, B. (1987) “Improving software productivity”, Computer, vol. 20, n. 9, pp. 4358.

Booth, P. e Winzar, H. (1993) “Personality biases of accounting students: Some implications for learning style preferences”, Journal of the Accounting Association of Australia and New Zealand, vol.33, n.2, pp 109-120.

Branco, D., Conte, T. e Prikladnicki, R. (2012) “Um estudo preliminar sobre Tipos de Personalidade em Equipes Scrum”, CIbSE 2012, Buenos Aires, Argentina.

Capretz, L. F. e Ahmed, F. (2010) “Why Do We Need Personality Diversity in Software Engineering?”, ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, vol 35, n. 2, pp.111.

Conte, T., Maia, N., Marques, A., Mendes, E., Travassos, G. (2011) “Estudo sobre a influência do tipo de personalidade do inspetor no desempenho de inspeções de usabilidade”. CibSE 2011, Rio de Janeiro, Brasil.

Cruz, S., da Silva, F., Monteiro, C., Santos, P., Rossilei, I. (2011) “Personality in Software Engineering: preliminar findings from a systematic literature review”. In: Proceedings of 15th Annual Conference on Evaluation & Assessment in Software Engineering (EASE ‘11), pp. 1-10,

Durham, Reino Unido Da Cunha, A. e Greathead, D. (2007) “Does personality matter? An analysis of code review ability.” Communications of the ACM. New York, USA: Association for Computing Machinery, vol. 50, n. 5, pp. 109-112.

Feldt, R., Angelis, L., Torkar, R., Samuelsson, M. (2010) “Links between the personalities, views and attitudes of software engineers”. Information and Software Technology. vol. 52, n. 6, pp. 611-624 728 Ferreira, A., Silva, F. Q. (2008). “Fatores humanos que influenciam a utilização de processos de software”. SBQS 2008, Florianópolis, Brasil.

Gorla, N. e Lam, Y.W. (2004) “Who should work with whom? Building effective software project teams”. Communications of the ACM, vol. 47, n. 6.

Jung, C. (1991). Tipos psicológicos. Obras Completas, vol. VI. Petrópolis: Vozes Keirsey, D. (1998) “Please Understand Me II”. Prometheus Nemesis Book Company.

Lawrence, G. (1987) “Teachers Types and Tiger Stripes”. Palo Alto: Consulting Psychologists Press. Type profiles ©.

Myers, I. e Briggs, K. “Myers-Briggs Type Indicator”, (2012) [link], Acessado em: 02 de abril de 2012.

Nunes, D. J. (2009). “Cursos da área de computação estatísticas – 2009”. Disponível em [link]. Acessado em: 09/04/2013

Paixão, C., Fortaleza, L. L., Conte, T. (2012) "Um Estudo Preliminar sobre as Implicações de Tipos de Personalidade no Ensino de Computação". In: WEI XX Workshop sobre Educação em Informática, 2012, Curitiba. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

Salleh, N., Mendes, E., Grundy, J., Burch, G. (2009) “An Empirical Study of the Effects of Personality in Pair Programming using the Five-Factor Model”. In: Proceedings of the 3rd International Conference on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM’09), vol. 1, pp: 214-225, Lake Buena Vista, USA

Schroeder, C. (2004) “New students – new learning styles”. In: [link]. Acessado em: 08/04/2013

Schultz, D., Schultz, S. (2002) “Teorias da personalidade”. Pioneira Thomsom Learning.

Shindler, J. (2005) “Teaching for the Success of all Learning Styles: Five Principles for Promoting Greater Teacher Effectiveness and Higher Student Achievement for all Students. In: [link]. Acessado em: 08/04/2013

Softex (2011). Texto para Discussão 2 Recursos Humanos em TI: Recomendações de Políticas Públicas. Junho/2011. Disponível em: [link]. Acessado em: 12/04/2013

Teague, G. (1998) “Personality Type, Career Preference and Implications for Computer Science Recruitment and Teaching”. In: Proceedings of 3rd Australian Conference Computer Science Education, pp. 155-163, Brisbane, Austrália

Welter, G. e Capitão, C. G. (2007) “Medidas ipsativas na avaliação psicológica”. Aval. psicol. [online]. 2007, vol.6, n.2, pp. 157-165. In: [link]. ISSN 2175-3431. Acessado em: 07/04/2013

Zacharias, J. (1999) “QUATI Questionário de Avaliação Tipológica Versão II – Manual”. 3a ed. São Paulo: Vetor.
Publicado
23/07/2013
PAIXÃO, Camila C.; FORTALEZA, Luiz Leandro; CONTE, Tayana. Desafios no Ensino de Computação: um estudo da relação entre perfil psicológico de alunos e evasão. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 720-729. ISSN 2595-6175.