O papel do hábito de estudo no desempenho do aluno de programação
Resumo
A resolução de exercícios é fundamental para o aprendizado de programação. A forma como os estudantes organizam seu tempo e dedicam-se a esta atividade caracteriza o seu hábito de estudo. Neste trabalho avaliamos o papel do hábito de estudo no desempenho dos estudantes. Para tanto, medimos e confrontamos o tempo total de estudo, o número de sessões de estudo, números de dias trabalhados e a quantidade de exercícios resolvidos com a nota final do estudante. Nossos resultados apontam que o maior indicador de sucesso na disciplina é a quantidade de exercícios resolvidos. Constatamos ainda que a distribuição do tempo de estudo em sessões diárias pode levar a um melhor desempenho do que concentrar os estudos em poucos dias.
Referências
Geiger, R. S. e Halfaker, A. (2013). Using edit sessions to measure participation in wikipedia. In Proceedings of the 2013 conference on Computer supported cooperative work, CSCW ’13, pages 861–870, New York, NY, USA. ACM.
Korhonen, A., Malmi, L., Myllyselkä, P., e Scheinin, P. (2002). Does it make a difference if students exercise on the web or in the classroom? In Proceedings of the 7th annual conference on Innovation and technology in computer science education, ITiCSE ’02, pages 121–124, New York, NY, USA. ACM.
Moreira, M. P. e Favero, E. L. (2008). Um ambiente para ensino de programação com feedback automático de exercícios. In Workshop Sobre Educação em Computação Anais do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Belém, Brasil. SBC.
Puentes, R. e Aquino, O. (2010). A aula universitária: resultados de um estudo empírico sobre o gerenciamento do tempo. Linhas Críticas, (14 (26)):111–130.
Siemens, G. (2012). Learning analytics: envisioning a research discipline and a domain of practice. In Proceedings of the 2nd International Conference on Learning Analytics and Knowledge, LAK ’12, pages 4–8, New York, NY, USA. ACM.