Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos

  • Jarbele C. da Silva UFPB
  • Silvia P. A. Sousa UFPB
  • Raoni Kulesza UFPB
  • Alisson V. Brito UFPB

Resumo


O jogo educacional é uma atividade lúdica bastante envolvente e motivadora para o processo de aprendizagem e vem sendo cada vez mais inserido no ensino de Computação. Neste artigo é apresentado e avaliado o emprego do jogo Modelando no ensino de uma disciplina de Engenharia de Requisitos. Seu propósito consiste em transformar atividades tradicionais de ensino em momentos motivadores, cujo diferencial está na proposta de oferecer aos participantes a oportunidade de colocar em prática, de maneira prazerosa, os conhecimentos teóricos obtidos na sala de aula de forma a contribuir significativamente ao seu aprendizado. Para tanto, foi realizado um experimento para avaliar o impacto na aprendizagem do uso do Jogo. Adicionalmente, também foram realizadas avaliações subjetivas sobre o atendimentos dos objetivos, qualidade do conteúdo, grau de dificuldade e sequência das atividades do Jogo.

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Publicado
16/07/2012
SILVA, Jarbele C. da; SOUSA, Silvia P. A.; KULESZA, Raoni; BRITO, Alisson V.. Uma avaliação do emprego do jogo Modelando como apoio ao ensino de Engenharia de Requisitos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 240-250. ISSN 2595-6175.