Uso de Dojos no ensino superior de computação
Resumo
A maior parte dos cursos de graduação no Brasil adota métodos didáticos clássicos, originalmente propostos para uma situação onde o acesso à informação e as dinâmicas sociais eram bem distintos dos atuais. O uso de dinâmicas participativas tem crescido, e surgem cada vez mais relatos de professores que tentam utilizar abordagens diferentes em suas aulas, dentre elas o Dojo para o ensino de programação (coding Dojo). As vertentes prática e colaborativa dessa abordagem a tornam atrativa para adoção no ensino de graduação em computação. Este artigo discute os pontos de convergência e divergência entre a abordagem Dojo e as necessidades do ensino superior, e propõe adaptações para a sua utilização em diferentes disciplinas de cursos de graduação em computação.Referências
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Publicado
16/07/2012
Como Citar
DELGADO, Carla; TOLEDO, Rodrigo de; BRAGANHOLO, Vanessa.
Uso de Dojos no ensino superior de computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2012
.
p. 281-290.
ISSN 2595-6175.