Ensino de IHC – Atualizando as Discussões sobre a Experiência Brasileira

  • Sílvia Amélia Bim UNICENTRO
  • Raquel O. Prates UFMG
  • Milene Selbach Silveira PUCRS
  • Marco Winckler Université Paul Sabatier

Resumo


Este artigo resume os resultados do workshop sobre o ensino de Interação Humano-Computador (WEIHC), realizado com o IHC 2010. Trinta participantes, incluindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais acompanharam o workshop. Os resultados indicam alguns desafios que devem ser superados para impulsionar o ensino de IHC no Brasil e uma proposta inicial de linhas de ações para lidar com eles.

Referências

ACM SIGCHI. Curricula for Human-Computer Interaction. ACM SIGCHI Report, ACM, NY. 1992. Revisado em 1996. Disponível online em [link]

Aquino Junior, P. T. Papéis do Docente de IHC: do conhecimento ao Mercado. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC, 2010. v. II. p. 79-82.

Bim, S. A. Uma experiência de integração entre as disciplinas de IHC, Engenharia de Software e Banco de Dados. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC, 2010. v. II. p. 83-86.

Cerutti, D. M. L. Ensino de IHC: Desconstruindo interfaces em sala de aula. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC,, 2010. v. II. p. 75-78.

de Souza, C. S., Baranauskas, M. C., Prates, R. O., and Pimenta, M. S. 2008. HCI in Brazil: lessons learned and new perspectives. In Proc. of IHC 2008, ACM International Conference Proceeding Series, vol. 378, 358-359.

Furtado, E., Kampf, T. A Psicologia Ambiental no Projeto Sustentável de Sistemas Interativos. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC,, 2010. v. II. p. 59-62.

IFIP Working Group 13.1. 2007. Education in HCI and HCI Curriculum. Disponível em [link]

Leite, J. C. Aplicando técnicas práticas de comunicação para o design e a avaliação de IHC na formação de profissionais de computação. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC, 2010. v. II. p. 67-70.

Melo, A. M. Acessibilidade e Inclusão Digital: Disciplina de Contexto Social para Estudantes de Ciência da Computação. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC, 2010. v. II. p. 63-66.

Militão, J. G. O. Use of Smart Boards for Undergraduate Teaching in Computer Graphics and Interface Design. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC, 2010. v. II. p. 87-90.

Nielsen, J., Tahir, M. Homepage: 50 websites desconstruídos. Campus, 2002. 315p.

Prates, R. O. e Filgueiras, L. V. L. Usability in Brazil. Global Usability – Human-Computer Interaction Series. Douglas, I., Liu, Z (Eds), 2011, Springer.

Silveira, M. S., Prates, R. O. Uma Proposta da Comunidade para o Ensino de IHC no Brasil. Anais do XV WEI, XXVII Congresso da SBC, SBC, páginas 76-84.

Silveira, M. S., Prates, R. O., Pádua, C. I. P. S. (eds.). Anais Estendidos do IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (Vol. II). Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte, Brasil, 5/10/2010. ISSN 2178-7700.

Winckler, M., Palanque, P. Desafios para Programas de Mestrado em Interação Humano-Computador (IHC): a experiência do M2IHM. Anais Estendidos do IHC 2010, SBC, 2010. v. II. p. 71-74.
Publicado
19/07/2011
BIM, Sílvia Amélia; PRATES, Raquel O.; SILVEIRA, Milene Selbach; WINCKLER, Marco. Ensino de IHC – Atualizando as Discussões sobre a Experiência Brasileira. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1574-1583. ISSN 2595-6175.