APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio
Resumo
Este artigo discute as dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos dos cursos de computação em disciplinas em que a lógica está envolvida. Considerando que a oferta de ferramentas pedagógicas adequadas pode melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes, foi desenvolvida no âmbito do Laboratório de Informática Educativa da Universidade Federal do Pará a ferramenta APIN – Agência Planetária de Inteligência, como uma possível solução do problema. Trabalha-se com a idéia de desenvolvimento de uma base lógico-matemática em alunos do Ensino Médio visando dar suporte à aquisição de novos conhecimentos, de acordo com a idéia construtivista conhecida por teoria da assimilação.
Referências
Ausubel, P. D. (1962) “A Subsumption Theory of Meaningful Learning and Retention”. Journal of General Psychology, (66):213–224.
Bertoldi, S.; Ramos, E. M. F. (1999) “Avaliação de Software Educacional – Impressões e Reflexões”. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação. Universidade Federal de Santa Catarina.
Castañon, G. A. (2005) "Construtivismo e Ciências Humanas”. In: Revista Ciências e Cognição, Vol 5: 36-49.
Jucá, S. C. S. (2006) “A Relevância dos Softwares Educativos na Educação Profissional.” In: Revista Ciências e Cognição, Vol 8: 22-28.
Mec. (1998) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Resolução CEB/CNE Nº 3, de 26 de junho de 1998.
Pereira Júnior, J. C. R.; Rapkiewicz, C. L.; Delgado, C.; Xexeo, J. A. M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Ensino Médio.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.
Piaget, J. (1973) “Psicologia e Epistemologia: Por uma Teoria do Conhecimento” (trad. Agnes Cretella). São Paulo: Ed. Forense (original publicado em 1966).
Raabe, A. L. A.; Silva, J. M. C. (2005) “Um Ambiente para Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.
Rocha, P. S.; Ferreira, B.; Monteiro, D.; Nunes, D. S. C.; Goés, H. C. N. (2010) “Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino.” In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Vol 8, N 3.
Rocha, F. E. L.; (2007) “Avaliação da Aprendizagem: Uma Abordagem Qualitativa Baseada em Mapas Conceituais, Ontologias e Algoritmos Genéticos”. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Pará.
Santos, R. P.; Costa, H. A. X. (2005) “TBC-AED e TBC-AED/WEB: Um Desafio no Ensino de Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação.” In: IV WEIMIG - Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais, Varginha/MG.
Scratch. (2010) “Projeto Scratch”, [link], Outubro.
Sebben, N.; Guedes, A. L.; Stahlhofeer, M. M.; Guedes, F. L. (2009) “Desenvolvendo Jogos para a Terceira Idade”. In: Simpósio SC Games, Florianópolis/SC.
Zeni, J. R. R. (2007) “INLOGIC: Uma Ferramenta para o Ensino e Aprendizagem de Lógica.” In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Paulo/SP.