APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio

  • Cleyton Aparecido Dim UFPA
  • Francisco Edson Lopes da Rocha UFPA

Resumo


Este artigo discute as dificuldades de aprendizagem nos primeiros anos dos cursos de computação em disciplinas em que a lógica está envolvida. Considerando que a oferta de ferramentas pedagógicas adequadas pode melhorar substancialmente o desempenho dos estudantes, foi desenvolvida no âmbito do Laboratório de Informática Educativa da Universidade Federal do Pará a ferramenta APIN – Agência Planetária de Inteligência, como uma possível solução do problema. Trabalha-se com a idéia de desenvolvimento de uma base lógico-matemática em alunos do Ensino Médio visando dar suporte à aquisição de novos conhecimentos, de acordo com a idéia construtivista conhecida por teoria da assimilação.

Referências

Alice. (2010) “Projeto Alice”, [link], Outubro.

Ausubel, P. D. (1962) “A Subsumption Theory of Meaningful Learning and Retention”. Journal of General Psychology, (66):213–224.

Bertoldi, S.; Ramos, E. M. F. (1999) “Avaliação de Software Educacional – Impressões e Reflexões”. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação. Universidade Federal de Santa Catarina.

Castañon, G. A. (2005) "Construtivismo e Ciências Humanas”. In: Revista Ciências e Cognição, Vol 5: 36-49.

Jucá, S. C. S. (2006) “A Relevância dos Softwares Educativos na Educação Profissional.” In: Revista Ciências e Cognição, Vol 8: 22-28.

Mec. (1998) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Resolução CEB/CNE Nº 3, de 26 de junho de 1998.

Pereira Júnior, J. C. R.; Rapkiewicz, C. L.; Delgado, C.; Xexeo, J. A. M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Ensino Médio.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.

Piaget, J. (1973) “Psicologia e Epistemologia: Por uma Teoria do Conhecimento” (trad. Agnes Cretella). São Paulo: Ed. Forense (original publicado em 1966).

Raabe, A. L. A.; Silva, J. M. C. (2005) “Um Ambiente para Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.

Rocha, P. S.; Ferreira, B.; Monteiro, D.; Nunes, D. S. C.; Goés, H. C. N. (2010) “Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino.” In: RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Vol 8, N 3.

Rocha, F. E. L.; (2007) “Avaliação da Aprendizagem: Uma Abordagem Qualitativa Baseada em Mapas Conceituais, Ontologias e Algoritmos Genéticos”. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Universidade Federal do Pará.

Santos, R. P.; Costa, H. A. X. (2005) “TBC-AED e TBC-AED/WEB: Um Desafio no Ensino de Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação.” In: IV WEIMIG - Workshop de Educação em Computação e Informática do Estado de Minas Gerais, Varginha/MG.

Scratch. (2010) “Projeto Scratch”, [link], Outubro.

Sebben, N.; Guedes, A. L.; Stahlhofeer, M. M.; Guedes, F. L. (2009) “Desenvolvendo Jogos para a Terceira Idade”. In: Simpósio SC Games, Florianópolis/SC.

Zeni, J. R. R. (2007) “INLOGIC: Uma Ferramenta para o Ensino e Aprendizagem de Lógica.” In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Paulo/SP.
Publicado
19/07/2011
DIM, Cleyton Aparecido; ROCHA, Francisco Edson Lopes da. APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1680-1688. ISSN 2595-6175.