Inclusão digital na cidade de Pombal
Resumo
A inclusão digital é de fundamental importância para o combate ao desemprego. Para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho, é preciso que eles tenham acesso a uma melhor qualificação onde o computador possa ser usado. No entanto, em algumas regiões do país há escassez de programas de atendimento a essa população. O projeto “Inclusão digital na cidade de Pombal”visa suprir essa necessidade em âmbito local, oferecendo aulas de Informática Básica gratuitas para alunos da rede pública de ensino em uma cidade do Alto Sertão paraibano. O projeto conseguiu formar 74 alunos de escolas públicas e 11 tutores de conhecimento na área. Ademais, foram aplicados 305 questionários para caracterizar o perfil desse público-alvo.
Referências
(2011). Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. [link].
(2011). DATASUS. [link].
(2011). Escola de Computação Solidária. [link].
(2011). Estações digitais na capital capacitam 2 mil pessoas. [link].
(2011). Ibge cidades. [link].
(2011). Observatório Nacional de Inclusão Digital. [link].
Abreu, A. e Nunes, I. (2010). Políticas públicas para acesso às tecnologias de informação: Uma visão sobre a desigualdade social. Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação, 33.
Cavalcanti, J. e Santos, S. (2006). Infoinclusão na cidade de Sousa/PB: Uma história de sucesso. IV Encontro de extensão da UFCG, 4.
Dodt, L. e Freire, L. (2010). Inclusão digital e e acessibilidade no Brasil. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 34.
MENDES, G. (2010). UFCG vai levar inclusão digital a moradores de Pombal. [link].
Rocha, S. (2010). Promovendo a Inclusão Sócio-Digital na Escola Pública: o Projeto Minha Escola, Minha Vida e Suas Implicações no Cotidiano Discente. 2.
Silva, H., Jambeiro, O. e Lima, J., and Brandão, M. (2005). Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania e cidadania. Ciência da Informação, 34(1):28–36.
Silva, R. e Meira, W. (2004). Rede de Inclusão e letramento digital. In Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, volume 2.
Sorj, B. e Guedes, L. (2005). Exclusão digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos Estudos - CEBRAP, (72):101–117.