Ensino de programação e desenvolvimento do raciocínio lógico: um relato de experiência com estudantes do ensino fundamental
Resumo
A necessidade de aprimorar a qualidade do ensino fundamental de escolas públicas em Roraima e de incorporar a computação na educação básica destaca a importância de estimular a aprendizagem e desenvolver habilidades computacionais. Este trabalho buscou democratizar o acesso às tecnologias educacionais, por meio do ensino da lógica de programação aplicada à robótica, para aprimorar o raciocínio lógico dos estudantes. Foram realizadas oficinas, divididas em teoria e prática, baseadas em metodologias ativas, capacitando os estudantes para solucionar problemas. Por fim, os estudantes foram capazes de desenvolver o pensamento lógico, a criatividade e capacidade de resolução de problemas.Referências
Bordin, A. S., Rodrigues, L. M., Casagrande, T. (2023). Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência. In: 2023 Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 30-40.
BRASIL (2023). Ministério das Comunicações. Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conectividade nas escolas. Disponível em: [link]. Acesso em 17 de Mar. 2024.
BRASIL (2022). Ministério da Educação. Aprovado parecer que define normas sobre o ensino e computação na educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em 17 de Mar. 2024.
Cardoso, R. and Antonello, S. (2015). Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 4, n. 1, page 1255.
De Souza, I., Sampaio, L. and Andrade W. (2018). Explorando o Uso da Robótica na Educação Básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. page 639.
Ferri, J. and Dos Santos Rosa, S. (2016). Como o Ensino de Programação de Computadores Pode Contribuir Com a Construção de Conhecimento na Educação Básica Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, pages 1-10.
Ketterl, M., Jost, B., Leimbach, T., Budde, R. (2016). Tema 2: Open roberta-a web based approach to visually program real educational robots. Tidsskriftet Læring og Medier (LOM), v. 8, n. 14, page 1-22.
Mattos, F., Ferreira, V. and Anacleto, J. (2016) O ensino de programação com scratch e seu impacto na opção profissional para meninas. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), page 300.
Mattos, G., Martins, N. S. F., Andrade, T. G. M., Campos, L. A. O., Almeida, L. M. C. C., Moreira, J. A. (2023). Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 235-246.
Mello, L. R., Bertagna, R. H. (2016). Apontamentos iniciais sobre qualidade educacional: Resultados do Ideb e fatores socioeconômicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, pages 1132-1148.
Pereira, M., Bonifácio, B. A., Ferreira, R. S., Oliveira, J. A., Fernandes, P. S. (2016). Avaliando o Impacto do Uso de Lógica de Programação no Ensino de Lógica Matemática: Um estudo de Caso. In Nuevas Ideas en Informa ́tica Educativa, v. 12, pages 642 - 647.
Tsai, C. and Lai, Y. (2022). Design and validation of an augmented reality teaching system for primary logic programming education. Sensors, v. 22, n. 1, page 389.
Turbak, F. (2015). Taking stock of blocks: Promises and challenges of blocks programming languages. In 2015 IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC). IEEE Computer Society, page 2-2.
BRASIL (2023). Ministério das Comunicações. Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Conectividade nas escolas. Disponível em: [link]. Acesso em 17 de Mar. 2024.
BRASIL (2022). Ministério da Educação. Aprovado parecer que define normas sobre o ensino e computação na educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em 17 de Mar. 2024.
Cardoso, R. and Antonello, S. (2015). Interdisciplinaridade, programação visual e robótica educacional: relato de experiência sobre o ensino inicial de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, v. 4, n. 1, page 1255.
De Souza, I., Sampaio, L. and Andrade W. (2018). Explorando o Uso da Robótica na Educação Básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. page 639.
Ferri, J. and Dos Santos Rosa, S. (2016). Como o Ensino de Programação de Computadores Pode Contribuir Com a Construção de Conhecimento na Educação Básica Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, pages 1-10.
Ketterl, M., Jost, B., Leimbach, T., Budde, R. (2016). Tema 2: Open roberta-a web based approach to visually program real educational robots. Tidsskriftet Læring og Medier (LOM), v. 8, n. 14, page 1-22.
Mattos, F., Ferreira, V. and Anacleto, J. (2016) O ensino de programação com scratch e seu impacto na opção profissional para meninas. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), page 300.
Mattos, G., Martins, N. S. F., Andrade, T. G. M., Campos, L. A. O., Almeida, L. M. C. C., Moreira, J. A. (2023). Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 235-246.
Mello, L. R., Bertagna, R. H. (2016). Apontamentos iniciais sobre qualidade educacional: Resultados do Ideb e fatores socioeconômicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, pages 1132-1148.
Pereira, M., Bonifácio, B. A., Ferreira, R. S., Oliveira, J. A., Fernandes, P. S. (2016). Avaliando o Impacto do Uso de Lógica de Programação no Ensino de Lógica Matemática: Um estudo de Caso. In Nuevas Ideas en Informa ́tica Educativa, v. 12, pages 642 - 647.
Tsai, C. and Lai, Y. (2022). Design and validation of an augmented reality teaching system for primary logic programming education. Sensors, v. 22, n. 1, page 389.
Turbak, F. (2015). Taking stock of blocks: Promises and challenges of blocks programming languages. In 2015 IEEE Symposium on Visual Languages and Human-Centric Computing (VL/HCC). IEEE Computer Society, page 2-2.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
MACHADO, Karla Cristina Tabosa; NEGREIROS, Marília Medeiros Fernandes de; MACHADO, Carlos Alberto Nunes; SOUSA, Rommel Rocha de.
Ensino de programação e desenvolvimento do raciocínio lógico: um relato de experiência com estudantes do ensino fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 46-56.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2263.