Uma Abordagem para a Introdução de Estruturas de Dados Homogêneas no Ensino Fundamental

  • Rafael Ferrão UFPEL
  • Luize Abreu UFPEL
  • Simone Cavalheiro UFPEL
  • Luciana Foss UFPEL
  • Andre Du Bois UFPEL
  • Clause Piana UFPEL
  • Ana Pernas UFPEL
  • Renata Reiser UFPEL

Resumo


O Complemento à Base Nacional Comum Curricular em Computação traz a sociedade uma série de desafios, entre os quais a elaboração de propostas pedagógicas e didáticas para o desenvolvimento das habilidades elencadas. Este artigo propõe uma atividade lúdica para a introdução de vetores e matrizes para o quarto ano do Ensino Fundamental. A atividade foi aplicada em sala de aula e os resultados apontaram sua viabilidade de execução, bem como a compreensão dos conceitos trabalhados.

Referências

Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., and McKenzie, J. (2011). Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG.

Berardi, R. C. G., Bim, S. A., Macuch, R., and Forno, L. F. D. (2018). Experiência de uso de caixas de ovos no apoio ao ensino de vetores e matrizes. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

BRASIL (2022). Base nacional comum curricular: Computação - complemento à bncc. Disponível em [link]. Acessado em julho de 2022.

Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking - a guide for teachers.

Guarda, G., Stella, A., Oliveira, G., Trigo, G., Cruz, L., Brito, M., Silva, L., and Silveira, I. (2023). Trabalhando habilidades da bncc computação: Jogo não digital com foco no desenvolvimento do pensamento computacional desplugado. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 810–820, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Nunes, N. B., Bona, A. S. D., and Alves, L. P. (2023). Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional. Informática na educação: teoria & prática, 26(1):118–127.

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers and powerful ideas. Basic Books.

Ribeiro, L., Foss, L., and Cavalheiro, S. (2019). Pensamento Computacional: Fundamentos e Integração na Educação Básica, pages 25–63.

Rosa, Y., Reiser, R., Cavalheiro, S., Foss, L., Bois, A. D., Mazzini, A. R., and Piana, C. (2021). Aventura espacial: proposta de atividade para o desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 148–159, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.
Publicado
21/07/2024
FERRÃO, Rafael; ABREU, Luize; CAVALHEIRO, Simone; FOSS, Luciana; DU BOIS, Andre; PIANA, Clause; PERNAS, Ana; REISER, Renata. Uma Abordagem para a Introdução de Estruturas de Dados Homogêneas no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 70-80. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2333.