ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: a experiência de uma aluna de computação como monitora de robótica para crianças do Ensino Fundamental

  • Steffane de Oliveira Castro IFMA
  • Rutiely Miranda de Sousa IFMA
  • Thiago Paiva Freire IFMA
  • Aricelma Costa Ibiapina IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA

Resumo


Este artigo apresenta a experiência de uma aluna de Ciência da Computação como monitora de robótica para crianças do Ensino Fundamental, destacando os materiais e metodologias utilizadas em aula no Instituto Cristão de Educação - ICE em Imperatriz - MA. O objetivo deste artigo é avaliar a robótica como ferramenta essencial de aprendizagem. As metodologias adotadas incluíram a observação e as rotinas de pensamento em aulas de robótica, analisando seu impacto no ensino-aprendizagem. Nos resultados sugere-se que a Robótica Educacional enriquece o aprendizado, tornando-o dinâmico e criativo, e fornece ao docente recursos para inovar em suas práticas pedagógicas.

Referências

ALVES, JENIFFER. A Robótica Educacional: um recurso pedagógico promissor no desenvolvimento de crianças com TEA nas salas de recurso multifuncionais. Anais do CIET: CIESUD: 2022.

BERNARDO, Nairim. O desafio de tudo junto e misturado. Revista Nova Escola. Dezembro/2016.

BERS, Marina Umaschi. Coding as a playground: Programming and computational thinking in the early childhood classroom. Routledge, 2020.

BINHA, Camila Paquier; MIGNELLA, Evelyn. APRENDENDO A PENSAR, PENSANDO PARA APRENDER: AS ROTINAS DE PENSAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. 2023.

CHAVES, Ciro. Implementando Programas de Robótica Educacional: Capacitando Alunos para o Futuro. Site Inovaedu, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 de março de 2024.

CHITOLINA, Renati Fronza; SCHEID, Neusa Maria John. The educational robotics and the information and communication technology in substantive construction of knowledge in natural sciences. Ciência e Natura, v. 37, n. 2, p. 283, 2015.

DE ANDRADE, Juliana Wallor; BINOTTO, Rosane Rossato. Robótica Educacional: uma proposta de atividades para a Educação Básica. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 7, n. 1, 2020.

D’ABREU, J. V. V. Ambiente de robótica pedagógica, uma contribuição para o ensino médio. Brasília. (2011).

DE SOUZA, Franciely Alves; FALCÃO, Taciana Pontual; MELLO, Rafael Ferreira. O ensino de programação na Educação Básica: uma revisão da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1265-1275, 2021.

DOS SANTOS, Luiz Carlos. A OBSERVAÇÃO: uma técnica ou instrumento de coleta de dados numa investigação científica. 2021.

DUQUE, Rita de Cássia Soares (org.). Ferramentas Tecnológicas e Abordagens Pedagógicas na Educação: Uma Integração na Formação Docente. São Paulo: Editora Aluz, 2023. E-book (148p.) color. ISBN: 978-65-981355-9. DOI: 10.51473/ed.al.fta.

FREIRES, Kevin Cristian Paulino; et al. Reformulando O Currículo Escolar: Integrando Habilidades Do Século XXI para preparar os alunos para os desafios futuros. Revista FT, 2024. Volume 28. Disponível em: [link]. Acesso em 28 de fevereiro de 2024.

GOMES, Cristiane Grava et al. A Robótica como facilitadora do Processo Ensino-aprendizagem de Matemática no ensino Fundamental. Ensino de Ciências e Matemática IV-Temas e Investigações. São Paulo: Editora UNESP Cultura Acadêmica. Disponível em [link] [GS Search], 2010.

GONÇALVES, David Kelvin Galindo. Robótica educacional: elemento motivador no ensino da física e participação de alunos do ensino médio na olimpíada brasileira de robótica. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 22/03/2024 15:09

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.

HAMZE, Amélia. Resolução de Problemas e a Aprendizagem. Site Brasil Escola, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 28 de fevereiro de 2024.

KELLEHER, C. and Pausch, R. (2005). Lowering the barriers to programming: A taxonomy of programming environments and languages for novice programmers. ACM Computing Surveys (CSUR), 37(2):83–137. Publisher: ACM New York, NY, USA.

PACHECO, T. (2011). Uma experimentação do uso de Robótica no Ensino da Programação. Rio Tinto

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas January 1980.

SILVA, A. (2009). RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. Natal.

MORAN, José. O que aprender com as novas metodologias de aprendizagem. Revista Sala de Aula, 2016.

RODRIGUES, Willian dos Santos. Atividades com robótica educacional para as aulas de matemática do 6. ao 9. ano do ensino fundamental: utilização da metodologia LEGO® Zoom Education. 2014.

SANTOS, Carmen Faria; DE MENEZES, Crediné Silva. A Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2005.

SILVA, Lucas Santos et al. Robótica Educacional: perspectivas e desafios no ensino de ciências e matemática. 2022.

SANTOS, Erica Oliveira dos; et al. Robótica educacional nas escolas de Curitiba: possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática com o Ludobot. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; MIRANDA, Juliano Rodrigues. Robótica pedagógica: prática pedagógica inovadora. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009. v. Único. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de maio de 2024.

VIANNA, Rachel de Sousa. As rotinas de pensamento na formação de professores de artes visuais. Práxis Educacional, v. 19, n. 50, p. e12499-e12499, 2023.

ZILLI, Silvana do Rocio et al. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 2004.
Publicado
21/07/2024
CASTRO, Steffane de Oliveira; SOUSA, Rutiely Miranda de; FREIRE, Thiago Paiva; IBIAPINA, Aricelma Costa; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo. ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: a experiência de uma aluna de computação como monitora de robótica para crianças do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 91-102. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2397.