Revitalizando o Ensino de Computação: Metodologias Audiovisuais na Educação a Distância

  • Neverson Silva PUCRS
  • Cristiano Ribeiro PUCRS
  • Nicolas Nascimento PUCRS
  • Afonso Sales PUCRS

Resumo


A Educação a Distância (EaD) cresce com o avanço tecnológico e a busca por métodos de ensino flexíveis, mas enfrenta desafios para manter o engajamento dos alunos e a eficácia do aprendizado. A adoção de recursos audiovisuais na educação é uma tática eficiente para superar essas barreiras, especialmente em Ciência da Computação, que exige abordagens inovadoras. Este estudo explora uma possibilidade de revitalização utilizando técnicas de produção audiovisual as quais melhoram o engajamento e eficácia em cursos de computação oferecidos na modalidade de EaD, adaptando-as para criar materiais didáticos dinâmicos.

Referências

Allen, I. E. and Seaman, J. (2017). Digital Learning Compass: Distance Education Enrollment Report 2017. Technical report, Babson Survey Research Group.

Alves, L. (2011). Educação a distância: conceitos e história no brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10.

Belloni, M. L. (2008). Didática do ensino a distância. Campinas: Autores Associados.

Cardoso, J. C. (2022). Plataformas de streaming, rupturas tecnológicas e alterações nas dinâmicas do espaço audiovisual brasileiro (2011-2021). PhD thesis, Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS), PUCRS.

Casarini, M. (2013). Arquitetura e level design nos games. In Proceedings of XII SBGames, pages 34–37, São Paulo, SP. SBC.

da Silveira, J. L. (2023). Educação em partes: Estudos e Investigações - Volume 1. Editora Uniesmero, Formiga, MG.

de Oliveira, M. B., Silva, L. C. T., Canazaro, J. V., Carvalhido, M. L. L., Souza, R. R. C. D., Neto, J. B., Rangel, D. P., and Pelegrini, J. F. d. M. (2021). O ensino híbrido no brasil após pandemia do covid-19 / hybrid teaching in brazil after covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, 7(1):918–932.

Norman, D. (2008). Design emocional. Rocco.

Ramal, A. C. (2012). Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos de desenho instrucional. In Silva, M., editor, Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. Loyola, São Paulo.

Rezende, H. d. C. and Gomide, J. V. B. (2017). Maratonas de vídeo e a nova forma dominante de se consumir e produzir séries de televisão. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 3(2):73–87.

Velho, J. (2008). Motion Graphics: linguagem e tecnologia – Anotações para uma metodologia de análise. UERJ.
Publicado
21/07/2024
SILVA, Neverson; RIBEIRO, Cristiano; NASCIMENTO, Nicolas; SALES, Afonso. Revitalizando o Ensino de Computação: Metodologias Audiovisuais na Educação a Distância. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 103-113. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2415.