Experimental analysis to assess the effectiveness of team-based blended learning in teaching computational thinking

  • Franciely Pereira Moreira IFMT
  • Danielli Araújo Lima IFMT

Resumo


O estudo comparou o ensino híbrido com suporte tecnológico ao ensino presencial tradicional na aprendizagem de ciência, cultura e pensamento computacional. A hipótese nula sugeriu que não haveria diferença de desempenho entre os grupos GA e GB, enquanto a hipótese alternativa propôs uma vantagem para o ensino híbrido. No entanto, a análise estatística não encontrou diferenças significativas nas médias de desempenho dos grupos (x̄GA = 7.73, x̄GB = 8.46), indicando equivalência nos métodos de ensino. Os resultados sugerem que ambos os métodos são igualmente eficazes para promover a aprendizagem. O estudo ressalta a importância de avaliações rigorosas na compreensão do impacto do ensino híbrido na aprendizagem dos alunos.

Referências

Abdul Rahim, R., Kalaichelven, J., and Ibrahim, R. (2022). Measuring user experience of blended learning application: A case study of higher education. In 2022 13th International Conference on E-Education, E-Business, E-Management, and E-Learning (IC4E), pages 274–279.

Adams, D., Tan, M. H. J., and Sumintono, B. (2020). Students’ readiness for blended learning in a leading malaysian private higher education institution. Interactive Technology and Smart Education, 18(4):515–534.

Ahlin, E. M. (2020). A mixed-methods evaluation of a hybrid course modality to increase student engagement and mastery of course content in undergraduate research methods classes. Journal of Criminal Justice Education, 32(1):22–41.

Ahmed, A., Amin, S. B., McCarthy, G., Khan, A. M., and Nepal, R. (2022). Is blended learning the future of education? students perspective using discrete choice experiment analysis. Journal of University Teaching & Learning Practice, 19(3):06.

Argyriou, P., Benamar, K., and Nikolajeva, M. (2022). What to blend? exploring the relationship between student engagement and academic achievement via a blended learning approach. Psychology Learning & Teaching, 21(2):126–137.

Avramenko, B. V., Buzdugan, O. A., Myrkovich, I. L., Oskina, N. O., and Stryga, E. (2021). Organization of individual work of students in blended learning of foreign languages at higher educational institutions. Revista Geintec-Gestao Inovacao e Tecnologias, 11(3):930–944.

Bacich, L., Neto, A. T., and de Mello Trevisani, F. (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora.

Chen, J. (2022). Effectiveness of blended learning to develop learner autonomy in a chinese university translation course. Education and Information Technologies, 27(9):12337–12361.

Chua, K. and Islam, M. (2021). The hybrid project-based learning–flipped classroom: A design project module redesigned to foster learning and engagement. International Journal of Mechanical Engineering Education, 49(4):289–315.

Cui, Y., Zhao, G., and Zhang, D. (2022). Improving students’ inquiry learning in web-based environments by providing structure: Does the teacher matter or platform matter? British Journal of Educational Technology, 53(4):1049–1068.

da Cruz, M. E. K., Marques, S. G., and Oliveira, W. (2021). Desenvolvimento e avaliaçao de material didático desplugado para o ensino de computaçao na educaçao básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:160–187.

da Silva, C. L. M. and Lima, D. A. (2020). Revisao sistematica da literatura a partir dos termos gamificação e jogos serios na educação a distancia. V Workshop em Tecnologias, Linguagens e Midias na Educação, 5(1):481–497.

Darmawan, I., Wirastuti, N., Nilakusmawati, D., Raharja, M., et al. (2021). The effectiveness of the blended learning approach in algorithm and programming courses. In Journal of Physics: Conference Series, volume 1722, page 012104. IOP Publishing.

de Brito Lima, F., Lautert, S. L., and Gomes, A. S. (2022). Learner behaviors associated with uses of resources and learning pathways in blended learning scenarios. Computers & Education, 191:104625.

de Mattos Vogel, B. G. and Pereira, C. P. (2023). Trabalhando o pensamento computacional através de uma interface tangível para programação de robôs. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31:117–148.

de Moraes, R. P., da Costa, V. F., and Scholz, R. E. (2022). Mapeamento sistemático do ensino introdutório de programação nos ensinos técnico e superior no brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:628–647.

de Oliveira, J. P. and Cavalcante, I. F. (2016). Tecnologia: surgimento, definição e concepção no projeto políticopedagógico do ifrn. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2(5).

Dutra, T., Maschio, E., and Gasparini, I. (2023). Pensar e lavar: Processo de desenvolvimento e avaliação de um jogo digital educacional para promover o pensamento computacional para crianças neurotípicas e com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Informática na Educação, 31:659–690.

Etom, R., Pabatang Jr, O., Dapanas, K., Consolacion, R., Iniego, J., Jumao-as, A., Pabua, A., and Tee, K. (2021). The use of elearning tools in blended learning approach on students’ engagement and performance. In Journal of Physics: Conference Series, volume 1835, page 012075.

Ferreira, F. d. S., Rebelo, A. S., and Kassar, M. d. C. M. (2021). Professores, tecnologias digitais e inclusão escolar: desafios da política de educação especial em um município brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 16(2):1307–1324.

Fetter, S. A., de Almeida, A. F. M., Zimmer, F., and dos Santos, G. A. F. (2019). Tecnologias, do surgimento às contribuições na educação. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 8(1).

Fola-Adebayo, T. J. (2019). Perceptions of undergraduates on the relationship between exposure to blended learning and online critical literacy skills. Reading & Writing-Journal of the Reading Association of South Africa, 10(1):1–9.

Gede Sudirtha, I., Wayan Widiana, I., Setemen, K., Sukerti, N. W., Widiartini, N. K., and Santiyadnya, N. (2022). The impact of blended learning assisted with self-assessment toward learner autonomy and creative thinking skills. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 17(6).

Gonçalves, B. C., Soares, J. E. S., Oliveira, P., Marques, J., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Du Bois, A., Reiser, R., Piana, C., and Mazzini, A. R. (2022). Jogo de rpg para o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional no ensino fundamental: Jogo digital e formação de professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:262–291.

Indriyanti, N., Yamtinah, S., and Muawiyah, D. (2020). An inquiry into students’ metacognition and learning achievement in a blended learning design. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 15(21):77–88.

Kaminski, M. R., Klüber, T. E., and Boscarioli, C. (2021). Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista brasileira de informática na educação, 29:604–633.

Kretzer, F. M., von Wangenheim, C. G., Hauck, J. C., and Pacheco, F. S. (2020). Formação continuada de professores para o ensino de algoritmos e programação na educação básica: Um estudo de mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28:389–419.

Kundu, A., Bej, T., and Rice, M. (2021). Time to engage: Implementing math and literacy blended learning routines in an indian elementary classroom. Education and Information Technologies, 26(1):1201–1220.

Lima, D. A., Ferreira, M. E. A., and Silva, A. F. F. (2021). Machine learning and data visualization to evaluate a robotics and programming project targeted for women. Journal of Intelligent & Robotic Systems, 103(1):4.

Lima, D. A., Oliveira, C. C., Pestili, L. C., Silva, E. C., Bezerra, M. A., and Lima, H. A. (2017). Uma proposta de sistema de aprendizagem com conteúdo gamificado e com reforço guiado por algoritmos bio-inspirados. Anais do Computer on the Beach, pages 140–149.

Lopes, A. C. B., Leinioski, A. d. C., and Ceccon, L. (2015). Testes t para comparação de médias de dois grupos independentes. Universidade Federal do Paraná–UFPR.

Moreira, F. P. and Lima, D. A. (2023a). Conceptual framework proposal based on a new taxonomy for blended learning: an approach to enhance and modernize education. Revista Novas Tecnologias na Educação, 21(2):44–56.

Moreira, F. P. and Lima, D. A. (2023b). Enhancing early elementary literacy education with flippity tool: challenges, opportunities, and solutions. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 309–320. SBC.

Passos, C. A., da Silva, F. R. M., Fernandes, I., Freire, P. M. S., and Goldschmidt, R. R. (2021). Jedi–um jogo educacional digital para apoiar a capacitação discente na identificação de fake news escritas em língua portuguesa: Estudos de caso nos ensinos médio e superior. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:634–661.

Phelps, C. and Moro, C. (2022). Using live interactive polling to enable hands-on learning for both face-to-face and online students within hybrid-delivered courses. Journal of University Teaching & Learning Practice, 19(3):08.

Pires, F., Pessoa, M., de Lima, F. M. M., Bernardo, J. R. S., and Ferreira, R. M. (2020). O livro do conhecimento: um serious game educacional para aprendizagem de ortografia da língua portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28:436–460.

Queiros, L. M., Gomes, A. S., Pereira, J. W., de Castro Filho, J. A., dos Santos, E. M., and da Silva Neto, D. F. (2022). Enigmas de yucatàn: Recurso educacional digital para o ensino de geometria espacial. Revista Brasileira de Informática na Educação, 30:108–134.

Sarıtepeci, M. and Çakır, H. (2015). The effect of blended learning environments on student motivation and student engagement: A study on social studies course. Education & Science/Egitim ve Bilim, 40(177).

Sendacz, N., Isotani, S., and Lima, D. A. (2022). Literature review on technologies and games that motivated people to practice physical activity during the pandemic. Revista Novas Tecnologias na Educação, 20(2):280–289.

Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez Editora. Livro Eletronico (e-Book, e-PUB).

Shen, J., Qi, H., Chen, Y., Mei, R., Sun, C., and Wang, Z. (2022). Incorporating modified team-based learning into a flipped basic medical laboratory course: impact on student performance and perceptions. BMC Medical Education, 22(1):1–9.

Wong, R. (2022). Basis psychological needs of students in blended learning. Interactive Learning Environments, 30(6):984–998.

Yang, C. C. and Ogata, H. (2022). Personalized learning analytics intervention approach for enhancing student learning achievement and behavioral engagement in blended learning. Education and Information Technologies, pages 1–20.
Publicado
21/07/2024
MOREIRA, Franciely Pereira; LIMA, Danielli Araújo. Experimental analysis to assess the effectiveness of team-based blended learning in teaching computational thinking. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 114-126. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2424.