LearningLab - Uma Trajetória de Quatro Anos de Sucesso nas Ações de Permanência e Formação dos Estudantes de Computação do Interior Cearense

  • Israely Lima UFC
  • Francisco Adam Andrade UFC
  • Jorge Luiz Sousa UFC
  • Raí Rodrigues UFC
  • Marina Rocha UFC
  • Gabriela Dias UFC
  • Jacilane de H. Rabelo UFC

Resumo


O projeto LearningLab visa contribuir na formação dos estudantes de Computação da Universidade Federal do Ceará (Campus Russas), desenvolvendo ações como: cursos, palestras, campanhas, conteúdos em suas redes sociais e extensão. Este artigo apresenta um relato sobre as ações do projeto, expondo seus resultados e o planejamentos de novas ações. Os resultados mostram que 274 certificados foram gerados em cursos e 605 certificados foram gerados em palestras, com participantes de 13 universidades em 6 estados. Tais resultados demonstram a eficácia do projeto no incentivo à permanência dos alunos nos cursos de tecnologia, promovendo a qualificação e desenvolvimento profissional deles.

Referências

Alcântara, T. Oliveira, L., Silva, V. H., Souza, V., E Patriarca, P. (2022). Guia Para Carreira Em Ti: Profissões, Salários, Por Onde Começar E Como Se Desenvolver Em Tecnologia. G1.

Bona, F., Chanin, R., Nascimento, N., & Sales, A. (2023). A Importância dos Cursos Complementares na Formação dos Profissionais da Área de Tecnologia da Informação. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 420-431). SBC.

Busarello, Raul I. (2016). Gamification: Princípios E Estratégias, São Paulo, Pimenta Cultural.

Coordenação Do Curso De Engenharia De Software (2020). “Manual De Normatização Do Estágio Curricular Supervisionado”, Universidade Federal do Ceará.

Cristofoletti, E., Serafim, M. (2020). Dimensões Metodológicas E Analíticas Da Extensão Universitária. Educação & Realidade, V, 45, N. 1, E90670.

da Silva, W. P. (2020). “Extensão universitária: um conceito em construção”. In: Revista Extensão & Sociedade.

dos Santos, A. S., Da Silva, R. E. M., De Sousa, S. E. E., De Vasconcelos, R. B. B., Figueiredo, J. G. R.. A Importância Do Treinamento De Discentes Para Atuação No Projeto De Extensão Trilha Financeira. Revista Conexão UEPG, V. 19, N. 1, P. 01-11, 2023.

Fiori, M. V. S.; Rodrigues, M. E. M.; Oliveira, L. M. C. De; M., A. A.; Rocha, M. Da S.; Pereira, V. G. R.; Rabelo, J. De H.; Marques, A. B.. Transformando Ações Extensionistas Para O Ambiente Digital: Um Relato De Experiência No Projeto Meninas Digitais Do Vale. In: Women In Information Technology (Wit), 15., 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira De Computação, 2021. P. 190-199. Issn 2763-8626. DOI: 10.5753/wit.2021.15855.

Mergulhão, P., Lencastre, M., Barbosa, A. (2022). Ensino De Prevenção E Gerenciamento De Conflitos Na Engenharia De Software Baseado Em Metodologias Ativas, V. Workshop Em Engenharia De Requisitos, Wer22.

Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., ... & Rivero, L. (2021). O impacto das atividades do grupo PET no aprimoramento de soft skills requeridos pelo mercado de computação do Maranhão: Uma análise da visão dos discentes. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (pp. 388-397). SBC.

Santos, T., Ramos, W., Pinheiro, F. G., Freitas, C. K., Mendes, R., Barreiro, M. S. (2022). Contribuições De Um Projeto De Extensão Durante Pandemia Por Covid-19: Relato De Experiência. Research, Society And Development, V. 11, N. 2, E48711226065-E48711226065.
Publicado
21/07/2024
LIMA, Israely; ANDRADE, Francisco Adam; SOUSA, Jorge Luiz; RODRIGUES, Raí; ROCHA, Marina; DIAS, Gabriela; RABELO, Jacilane de H.. LearningLab - Uma Trajetória de Quatro Anos de Sucesso nas Ações de Permanência e Formação dos Estudantes de Computação do Interior Cearense. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 127-138. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2460.