Curso Introdutório de Lógica de Programação: Uma Ação para Aproximar Jovens em Vulnerabilidade Social ao Aprendizado de Computação
Resumo
O desenvolvimento do pensamento computacional e raciocínio lógico é fundamental para a resolução de problemas. A lógica de programação é uma ferramenta que permite exercitar a capacidade de estruturar uma tarefa de forma metódica, com o propósito de tornar o processo mais eficiente e ágil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal o aprimoramento das habilidades de lógica de programação em alunos do ensino médio, avaliando o impacto que o estímulo ao raciocínio lógico pode ter na resolução de diversas tarefas e desafios. Através de testes lógicos, observou-se uma melhoria nos resultados de desempenho dos alunos após terem feito o curso. Também foram feitos questionários sobre a qualidade de ensino no curso, os quais os alunos avaliaram positivamente, destacando a efetividade do curso.Referências
Bordin, A. and Quepfert, W. (2018). Projeto de ensino de programação para alunos de ensino médio: Uma análise do cenário e das percepções das oportunidades. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, pages 205–214, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Câmara, F. S. D. S. et al. (2016). A lógica de programação como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da matemática. In Editora, R., editor, Anais II CINTEDI, Campina Grande. Realize Editora. Acesso em: 22/05/2024 14:01.
Chaves, L. S., Bezerra, C. I. M., et al. (2019). Ensino de programação em escolas públicas: Relato de uma ação do pet-ti. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 667–676. SBC.
Claudete Schorr, M. and Bercht, M. (2020). Pcomp-model: desenvolvendo competências para o pensamento computacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(1).
de Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., de Fátima Andrade Soares, E., dos Santos Júnior, W., Álvaro Gabriel de Oliveira, de Souza Dantas Batista, L. M., Gomes, D. A., and de Lima, R. W. (2018). As ações do pet no desenvolvimento do curso de ciência da computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Oliveira, M. G., da Silva, M. F., and Rodrigues, C. B. (2022). Curso híbrido baseado em moocs de lovelace e oficinas presenciais para aprendizagem ativa e nobre de pensamento computacional e programação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 179–188. SBC.
Holanda, M., Bandeira, I. N., Castanho, C. D., Sousa, A. B. d., and Silva, D. d. (2024). Programa de monitoria da disciplina de programação introdutória na universidade de brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32:157–180.
Jurgina, L. Q., Zanandrea, R., Júnior, L. S. R., and de Souza Marques, F. (2020). Logicflow: Uma ferramenta para o auxílio de ensino-aprendizagem de circuitos digitais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 322–331. SBC.
Meneses, L., Mai, L., Rosario, J., de Oliveira, E., and Gomes, R. (2015). Introcomp: Atraindo alunos do ensino médio para uma instigante experiência com a programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 366–375, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ribeiro, L., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., da Cruz, M. E. J. K., and de França, R. S. (2022). Proposta para implantação do ensino de computação na educação básica no brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 278–288. SBC.
Sousa, C. (2011). Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vê novas tecnologias. Revista interacções, pages 170–188.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Câmara, F. S. D. S. et al. (2016). A lógica de programação como ferramenta para o ensino e a aprendizagem da matemática. In Editora, R., editor, Anais II CINTEDI, Campina Grande. Realize Editora. Acesso em: 22/05/2024 14:01.
Chaves, L. S., Bezerra, C. I. M., et al. (2019). Ensino de programação em escolas públicas: Relato de uma ação do pet-ti. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 667–676. SBC.
Claudete Schorr, M. and Bercht, M. (2020). Pcomp-model: desenvolvendo competências para o pensamento computacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, 18(1).
de Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., de Fátima Andrade Soares, E., dos Santos Júnior, W., Álvaro Gabriel de Oliveira, de Souza Dantas Batista, L. M., Gomes, D. A., and de Lima, R. W. (2018). As ações do pet no desenvolvimento do curso de ciência da computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
de Oliveira, M. G., da Silva, M. F., and Rodrigues, C. B. (2022). Curso híbrido baseado em moocs de lovelace e oficinas presenciais para aprendizagem ativa e nobre de pensamento computacional e programação. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 179–188. SBC.
Holanda, M., Bandeira, I. N., Castanho, C. D., Sousa, A. B. d., and Silva, D. d. (2024). Programa de monitoria da disciplina de programação introdutória na universidade de brasília. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32:157–180.
Jurgina, L. Q., Zanandrea, R., Júnior, L. S. R., and de Souza Marques, F. (2020). Logicflow: Uma ferramenta para o auxílio de ensino-aprendizagem de circuitos digitais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 322–331. SBC.
Meneses, L., Mai, L., Rosario, J., de Oliveira, E., and Gomes, R. (2015). Introcomp: Atraindo alunos do ensino médio para uma instigante experiência com a programação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 366–375, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ribeiro, L., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., da Cruz, M. E. J. K., and de França, R. S. (2022). Proposta para implantação do ensino de computação na educação básica no brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 278–288. SBC.
Sousa, C. (2011). Novas linguagens e sociabilidades: como uma juventude vê novas tecnologias. Revista interacções, pages 170–188.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
MANDOWSKI, Vítor de M.; RODRIGUES, Willian do E. S.; VIEIRA, Emerson de V.; KONRADT, Ana Carolina; MARTINEZ, Santiago D. V. A.; MACKEDANZ, Tiago D.; JURGINA, Laura Q.; ROSA JÚNIOR, Leomar S. da.
Curso Introdutório de Lógica de Programação: Uma Ação para Aproximar Jovens em Vulnerabilidade Social ao Aprendizado de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 139-149.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2463.