Indissociabilidade entre Ensino e Pesquisa em Manutenção de Software: Um Relato de Experiência

  • Andréa Sabedra Bordin UFSC
  • Luiza Carolina Miranda Garcia UFSC
  • Bruna Reginato Bocalon UFSC
  • Ítalo Manzine Amaral Duarte Garofalo UFSC

Resumo


A área de Manutenção de Software tem desafios de pesquisa com potencial para serem trabalhados no escopo de uma disciplina de um curso de graduação. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) propicia que estudantes aprendam aplicando um método científico na resolução de problemas de pesquisa. Este artigo relata uma experiência onde o ensino e a pesquisa em gerenciamento de sistemas legados são abordados de forma indissociável, assim como apresenta os principais resultados da pesquisa exploratória conduzida pelos estudantes. Na avaliação dos estudantes a metodologia empregada proporcionou relacionar a teoria com a prática da indústria.

Referências

Aversano, L., Esposito, R., Mallardo, T., and Tortorella, M. (2005). Evolving legacy system toward elegacy system in ebusiness context. In CSMR, CSMR ’07, pages 201– , Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.

Bakar, H. K. A., Razali, R., and Jambari, D. I. (2019). Implementation phases in modernisation of legacy systems. In 2019 6th International Conference on Research and Innovation in Information Systems (ICRIIS), pages 1–6.

Bordin, A., Rodrigues, L., and Casagrande, T. (2023). Ensino, pesquisa e extensão no ensino de engenharia de software: Um relato de experiência. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 30–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

De Lucia, A., Fasolino, A. R., and Pompella, E. (2001). A decisional framework for legacy system management. IEEE International Conference on Software Maintenance, ICSM, pages 642–653.

ISO (2006). Iso/iec 14764:2006 - software engineering – software life cycle processes – maintenance. [link].

Ministério da Educação (2016). Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016. institui as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação na área da computação.

Pažur Aničić, K. and Stapić, Z. (2022). Teaching methods in software engineering: A systematic review. IEEE Software, 39(6):73–79.

Pedaste, M., Mäeots, M., Siiman, L. A., de Jong, T., van Riesen, S. A., Kamp, E. T., Manoli, C. C., Zacharia, Z. C., and Tsourlidaki, E. (2015). Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, 14:47–61.

Pérez, J. E., González-Prieto, , Díaz, J., López-Fernández, D., García-Martín, J., and Yagüe, A. (2022). Devops research-based teaching using qualitative research and intercoder agreement. IEEE Transactions on Software Engineering, 48(9):3378 – 3393.

Soska, A. and Mottok, J. (2014). A new conceptual contribution for serious games in academic software engineering education. In Proceedings of European Conference on Software Engineering Education (ECSEE), pages 241–254.

Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I.and Leite, J., Araujo, R. M.and Correia, R., and Martins, S. (2017). Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação.
Publicado
21/07/2024
BORDIN, Andréa Sabedra; GARCIA, Luiza Carolina Miranda; BOCALON, Bruna Reginato; GAROFALO, Ítalo Manzine Amaral Duarte. Indissociabilidade entre Ensino e Pesquisa em Manutenção de Software: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 150-159. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2510.