Desenvolvimento e Aplicação da Metodologia G-Thinking em Escola da Autoria: Promovendo Protagonismo Juvenil através da Cultura Maker
Resumo
O Protagonismo Juvenil reconhece os estudantes como autores do seu próprio desenvolvimento e aprendizagem. A abordagem da Cultura Maker expande essa ideia, permitindo que os estudantes desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas. Neste contexto, este artigo apresenta o desenvolvimento da metodologia G-Thinking e sua aplicação na criação de jogos educacionais. Fundamentada no Design Thinking e na Aprendizagem Baseada em Projetos, essa abordagem foi aplicada em oficinas em uma escola da autoria com estudantes do ensino médio, resultando no desenvolvimento de habilidades protagonistas e na imersão em temas da Cultura Digital.Referências
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Publicado
21/07/2024
Como Citar
SILVA, Kennedy dos S.; LIMA, Anderson C. de; C. JUNIOR, Amaury Antonio de; ODAKURA, Valguima Victoria V. A..
Desenvolvimento e Aplicação da Metodologia G-Thinking em Escola da Autoria: Promovendo Protagonismo Juvenil através da Cultura Maker. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 172-182.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2541.