Nada sobre mim, sem mim: processo de desenvolvimento de habilidades e competências em computação de um estudante autista

  • Alexander Carlos UEA
  • João R. S. Bernardo UEA / UFAM
  • Rodrigo Choji UEA
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


Os cursos de computação enfrentam altas taxas de reprovação e evasão, piorando quando se trata de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A natureza da compreensão abstrata dos conceitos que envolve a computação pode ser um desafio em face às características do TEA. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento de habilidades e competências em computação, de um estudante com TEA a partir de sua participação em um projeto de iniciação científica. A metodologia da pesquisa é qualitativa seguindo o método narrativa de vida, por meio do qual são apresentados os desafios e as soluções encontradas durante o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma aplicação, que tem como publico-alvo pessoas com TEA. Os resultados podem oferecer insights para estudantes e educadores sobre as formas de resolução de problema e suas abordagens em computação.

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Publicado
21/07/2024
CARLOS, Alexander; BERNARDO, João R. S.; CHOJI, Rodrigo; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. Nada sobre mim, sem mim: processo de desenvolvimento de habilidades e competências em computação de um estudante autista. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 239-250. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2720.