Personal Data Physicalization in focus: a classroom experience

  • Isabel Harb Manssour PUCRS
  • Milene Selbach Silveira PUCRS

Resumo


Nas últimas décadas, quando tratamos da Educação em Computação, fizemos uma transição de uma aprendizagem baseada no conhecimento para uma aprendizagem baseada em competências. Neste contexto, temos que promover atividades que promovam, dentre outros, a adaptabilidade, a colaboração e a ”inventividade”, o que destaca a necessidade de utilização de metodologias ativas. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência em sala de aula, em uma disciplina de Visualização de Dados, utilizando o conceito de fisicalização de dados. Nesta experiência, observamos vários aspectos, como o engajamento dos alunos, além da assimilação do conteúdo em si. Acreditamos que as lições aprendidas podem auxiliar no desenvolvimento de atividades similares na área de Educação em Visualização de Dados.

Referências

Corbin, J. and Straus, A. (2008). Basics of Qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. Sage Publications.

Daneshzand, F., Perin, C., and Carpendale, S. (2022). Kiriphys: Exploring new data physicalization opportunities. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 29(1):225–235.

Huang, D., Tory, M., Aseniero, B. A., Bartram, L., Bateman, S., Carpendale, S., Tang, A., and Woodbury, R. (2014). Personal visualization and personal visual analytics. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 21(3):420–433.

Jansen, Y., Dragicevic, P., Isenberg, P., Alexander, J., Karnik, A., Kildal, J., Subramanian, S., and Hornbæk, K. (2015). Opportunities and challenges for data physicalization. In Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 3227–3236.

Karyda, M., Wilde, D., and Kjærsgaard, M. G. (2020). Narrative physicalization: Supporting interactive engagement with personal data. IEEE Computer Graphics and Applications, 41(1):74–86.

Knudsen, S., Bennetsen, M. B., Høj, T. K., Jensen, C., Jørgensen, R. L. N., and Loft, C. S. (2023). Reflections on designing and running visualization design and programming activities in courses with many students. In 2023 IEEE VIS Workshop on Visualization Education, Literacy, and Activities (EduVis), pages 55–64.

Panagiotidou, G., Görücü, S., and Moere, A. V. (2020). Data badges: Making an academic profile through a diy wearable physicalization. IEEE Computer Graphics and Applications, 40(6):51–60.

Perin, C. (2021). What students learn with personal data physicalization. IEEE Computer Graphics and Applications, 41(6):48–58.

Ribeiro, M. I. C. and Passos, O. M. (2020). A study on the active methodologies applied to teaching and learning process in the computing area. IEEE Access, 8:219083–219097.

Sauvé, K., Brombacher, H., Van Koningsbruggen, R., Veldhuis, A., Houben, S., and Alexander, J. (2023). Physicalization from theory to practice: Exploring physicalization design across domains. In Extended Abstracts of the 2023 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–7.

Silveira, M. S. (2020). Exploring creativity and learning through the construction of (non-digital) board games in hci courses. In Proceedings of the 2020 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 246–251.

Task Force, C. (2020). Computing Curricula 2020 (CC2020): Paradigms for Global Computing Education. ACM, IEEE.

Vladis, N., Hopkins, A., and Satyanarayan, A. (2020). Data Crafting: Exploring Data through Craft and Play. In IEEE VIS Workshop on Data Vis Activities to Facilitate Learning, Reflecting, Discussing, and Designing, pages 1–7.
Publicado
21/07/2024
MANSSOUR, Isabel Harb; SILVEIRA, Milene Selbach. Personal Data Physicalization in focus: a classroom experience. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 263-273. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2906.