Aplicando a metodologia Design Sprint na produção de objetos educacionais
Resumo
O Design Sprint pode representar um aumento no engajamento dos estudantes para atividades, melhoria do aprendizado e promoção de habilidades interpessoais. Uma dessas atividades pode ser a construção de objetos educacionais, que são pensados e construídos com um propósito específico de aprendizagem. Assim, esse estudo teve como propósito investigar a viabilidade do uso do Design Sprint no apoio a construção de objetos educacionais, utilizando impressora 3D e cortadora laser. Após um curso em que os estudantes precisaram pensar e construir objetos durante uma semana, a avaliação mostrou que as etapas da metodologia ajudam no processo de ideação, construção e validação da proposta, porém, o tempo precisa ser bem planejado.Referências
Brown, T. (2020). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Alta Books.
Caminha, T. F. et al. (2020). A prototipagem fisica de alta fidelidade: uma abordagem de design para projetos na construção civil.
Chaves, I. G. (2019). O design centrado no humano conectado e colaborativo. PhD thesis, Universidade de São Paulo.
Committee, L. T. S. et al. (2002). Ieee standard for learning object metadata. IEEE standard, 1484(1):2007–04.
da Silva, E. J. (2018). O design sprint como ferramenta para engajamento da equipe: um estudo de caso. Human Factors in Design, 7(13):191–202.
Fabre, M.-C. J., Tamusiunas, F., and Tarouco, L. M. R. (2003). Reusabilidade de objetos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, 1(1).
Ferreira, Vinícius Gomes e Canedo, E. D. (2019a). Usando o design sprint como facilitador na aprendizagem ativa para alunos do curso de engenharia de requisitos: um relato de experiência. Anais do 34º Simpósio ACM/SIGAPP de Computação Aplicada, pages 1852–1859.
Ferreira, V. G. (2019b). Design sprint e aprendizagem baseada em projetos: um modelo para o alcance de autenticidade aos projetos acadêmicos. Dissertação (mestrado) - UNB.
Godói, C. K., Blikstein, I., Bandeira-De-Mello, R., DA SILVA, A. B., de Almeida Cunha, C. J. C., Godoy, A. S., de Freitas, H. M. R., de Mattos, P. L. C. L., Vieira, P. H. F., Ichikawa, E. Y., et al. (2017). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Saraiva Educação SA.
Knapp, J., Zeratsky, J., and Kowitz, B. (2017). Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Editora Intrinseca.
Caminha, T. F. et al. (2020). A prototipagem fisica de alta fidelidade: uma abordagem de design para projetos na construção civil.
Chaves, I. G. (2019). O design centrado no humano conectado e colaborativo. PhD thesis, Universidade de São Paulo.
Committee, L. T. S. et al. (2002). Ieee standard for learning object metadata. IEEE standard, 1484(1):2007–04.
da Silva, E. J. (2018). O design sprint como ferramenta para engajamento da equipe: um estudo de caso. Human Factors in Design, 7(13):191–202.
Fabre, M.-C. J., Tamusiunas, F., and Tarouco, L. M. R. (2003). Reusabilidade de objetos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, 1(1).
Ferreira, Vinícius Gomes e Canedo, E. D. (2019a). Usando o design sprint como facilitador na aprendizagem ativa para alunos do curso de engenharia de requisitos: um relato de experiência. Anais do 34º Simpósio ACM/SIGAPP de Computação Aplicada, pages 1852–1859.
Ferreira, V. G. (2019b). Design sprint e aprendizagem baseada em projetos: um modelo para o alcance de autenticidade aos projetos acadêmicos. Dissertação (mestrado) - UNB.
Godói, C. K., Blikstein, I., Bandeira-De-Mello, R., DA SILVA, A. B., de Almeida Cunha, C. J. C., Godoy, A. S., de Freitas, H. M. R., de Mattos, P. L. C. L., Vieira, P. H. F., Ichikawa, E. Y., et al. (2017). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Saraiva Educação SA.
Knapp, J., Zeratsky, J., and Kowitz, B. (2017). Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Editora Intrinseca.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
SILVA, Rodrigo; COSTA, Catarina.
Aplicando a metodologia Design Sprint na produção de objetos educacionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 274-284.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2951.