Aplicando a metodologia Design Sprint na produção de objetos educacionais

  • Rodrigo Silva UFAC / IFAC
  • Catarina Costa UFAC

Resumo


O Design Sprint pode representar um aumento no engajamento dos estudantes para atividades, melhoria do aprendizado e promoção de habilidades interpessoais. Uma dessas atividades pode ser a construção de objetos educacionais, que são pensados e construídos com um propósito específico de aprendizagem. Assim, esse estudo teve como propósito investigar a viabilidade do uso do Design Sprint no apoio a construção de objetos educacionais, utilizando impressora 3D e cortadora laser. Após um curso em que os estudantes precisaram pensar e construir objetos durante uma semana, a avaliação mostrou que as etapas da metodologia ajudam no processo de ideação, construção e validação da proposta, porém, o tempo precisa ser bem planejado.

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Publicado
21/07/2024
SILVA, Rodrigo; COSTA, Catarina. Aplicando a metodologia Design Sprint na produção de objetos educacionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 274-284. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2951.