O Papel da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação: um Relato de Experiência

  • Lyziane da S. Nogueira UERN
  • Zezineto M. de Oliveira Segundo UERN
  • Sebastião E. Alves Filho UERN
  • Jéssica N. F. L. Araújo UERN
  • Rommel W. de Lima UERN
  • Ceres G. B. Morais UERN

Resumo


Nesta pesquisa, nosso objetivo é descrever o papel da monitoria e a importância do Programa Institucional de Monitoria no processo de ensino e aprendizagem de programação em um curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Neste contexto, trata-se de um estudo qualitativo na forma de um relatório de experiência, discutindo as ações realizadas por professores, monitores e alunos assistidos. Verificou-se que a monitoria contribuiu para o desenvolvimento acadêmico dos alunos matriculados no curso de Introdução à Programação, reduzindo as taxas de retenção e evasão. Também contribuiu para o processo de ensino do instrutor do curso e dos mentores, permitindo-lhes iniciar suas carreiras no ensino e promovendo o crescimento profissional desses alunos.

Referências

Al-Imamy, S., Alizadeh, J., e Nour, M. (2006). “On the Development of a Programming Teaching Tool: The Effect of Teaching by Templates on the Learning Process”. Journal of Information Technology Education-Research, 5, 271–283.

Bazzo, W. A., e Pereira, L. T. V. (2010). “Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos”. Ed. da UFSC. Santa Catarina, Brasil.

Santana, B., Figuerêdo, J. S. e Bittencourt, R. A. (2017) “Motivação de Estudantes Non-Majors em uma Disciplina de Programação”. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação (São Paulo). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil. DOI: 10.5753/wei.2017.3545

Coutinho, C. C. e Martins, M. M. M. (2023) “O papel da monitoria no processo de crescimento profissional do monitor: relato de experiência”. Revista Ensino em Perspectivas. Fortaleza, v.1, nº 1, p. 1-11.

Dantas, S. S. (2018) “Um modelo de monitoria proativa para disciplinas introdutórias de programação”. Dissertação de Mestrado. Centro de Engenharia Elétrica e de Informática. Universidade Federal de Campina Grande. 81 p.

Dickson, P. E., Dragon, T. e Lee, A. (2017). “Using Undergraduate Teaching Assistants in Small Classes”. In Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education - SIGCSE ’17, pages 165–170, New York, New York, USA. ACM Press.

Figuerêdo, J. S. L., Machado, J. G., Lima, S. V., Cerqueira, C. S. S., e Pereira, C. P. (2021). “Percepção do Ensino-Aprendizagem da Monitoria de Algoritmos e Programação em Cursos de Engenharia na Perspectiva de Estudantes, Monitores e Professores”. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 1433-1462. DOI: 10.5753/rbie.2021.2126.

Frison, L. M. B. (2016). “Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada”. Pro-Posições 27, 1 (2016), 133–153

Gomes, A., e Mendes, A. J. (2007). “Learning to program-difficulties and solutions”. International Conference on Engineering Education–ICEE, 7.

Kawaguchi, S., Nishikawa, T., Sato, Y., Onuma, R., Nakayama, H., Nakamura, S., e Miyadera, Y. (2019). “Development of a Training Data Creation Support Environment for Estimating Programming Learning Situations”. 18th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET), 1–6. DOI: 10.1109/ITHET46829.2019.8937339

Lima, T. S. e Pinheiro, S. S. (2021) “A importância da monitoria acadêmica no ensino superior”. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3 , nº 1.

Lins, L. F., Ferreira, L. M. C., Ferraz, L. V. e Carvalho, S. D. (2009). “A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor”. Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, IX.

Matoso, L. M. L. (2014). “A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência”. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, 3(2):77–83.

Medeiros, R. P. (2019). “Hello, world: Uma análise sobre dificuldades no ensino e na aprendizagem de introdução à programação nas universidades”. Tese de doutorado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE.

Mendes, A. J., Paquete, L., Cardoso, A., e Gomes, A. (2012) “Increasing student commitment in introductory programming learning”. Frontiers In Education Conference (FIE).

Morais, C. G. B. (2022) “Ensino e aprendizagem de programação: estudo de caso no ensino superior”. Tese de Doutorado. Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho. 269 p.

Moreira, G. L., Holanda, W., Coutinho, J. C. da S. e Chagas, F. S. (2018). “Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de TI da UFERSA, campus Pau dos Ferros: Um estudo exploratório”. Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 2, Article 2. [link]

Nunes, J. B. C. (2007). “Monitoria acadêmica: espaço de formação. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias”. Natal: Editora EDUFRN, pages 45–58.

Rezende, C. M. C., e Bispo, E. L. (2018). “Comparison between the use of pseudocode and visual programming in programming teaching: An evaluation from scratch tool”. Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI, p. 1–5. DOI: 10.23919/CISTI.2018.8399305.

Richardson, R. J. (2017). “Pesquisa social: Métodos e técnicas”. Editora Atlas, São Paulo.

Rum, S. N. M., e Ismail, M. A. (2017). “Metocognitive support accelerates computer assisted learning for novice programmers”. Journal of Educational Technology & Society, 20(3), 170–181.

Using, S. N. M., Ahmad, R., e Taib, S. Mohd. (2010). “Ontology of programming resources for semantic searching of programming related materials on the Web”. 2010 International Symposium on Information Technology, 2, 698–703. DOI: 10.1109/ITSIM.2010.5561537
Publicado
21/07/2024
NOGUEIRA, Lyziane da S.; SEGUNDO, Zezineto M. de Oliveira; ALVES FILHO, Sebastião E.; ARAÚJO, Jéssica N. F. L.; LIMA, Rommel W. de; MORAIS, Ceres G. B.. O Papel da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação: um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 285-296. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2961.