Implantando uma Metodologia de Ensino à Distância Baseada em MVPs e Integrada com as Necessidades do Mercado

  • Marcos Kalinowski PUC-Rio
  • Tatiana Escovedo PUC-Rio
  • Helio Lopes PUC-Rio
  • Simone Barbosa PUC-Rio
  • Adriana Vidal PUC-Rio

Resumo


Este artigo relata a experiência da implementação de quatro novos cursos de pós-graduação lato sensu do Departamento de Informática da PUCRio. Os cursos foram concebidos com uma metodologia inovadora, incluindo a organização dos cursos em Sprints, nos quais os alunos elaboram Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) que avaliam hipóteses de aprendizagem. Os programas foram lançados em fevereiro de 2023 e já contavam com mais de 600 alunos de todo o Brasil ao final da primeira Sprint. A maioria dos alunos conseguiu desenvolver seus MVPs com sucesso, incorporando-os em seus portfólios profissionais e demonstrando seu aprendizado por meio de projetos hands-on próprios. Após um ano, os cursos já tinham recebido mais de 1300 matriculas e formado mais de 500 profissionais.

Referências

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Publicado
21/07/2024
KALINOWSKI, Marcos; ESCOVEDO, Tatiana; LOPES, Helio; BARBOSA, Simone; VIDAL, Adriana. Implantando uma Metodologia de Ensino à Distância Baseada em MVPs e Integrada com as Necessidades do Mercado. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 307-317. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3040.