Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Lógica de Programação: Lições Aprendidas a partir de um Projeto de Extensão
Resumo
Este trabalho apresenta uma arquitetura pedagógica (AP) para o ensino de lógica de programação utilizando a linguagem de programação Python. A AP foi estruturada em torno dos sete pilares, dentre eles domínio do conhecimento, objetivo educacional e suporte da tecnologia digital. Utilizando uma página web vinculada ao Google Colab, a tecnologia digital foi incluída para facilitar a estruturação do conteúdo. Esta abordagem foi implementada em um projeto de extensão direcionado a estudantes do ensino médio em uma escola pública. Assim, conclui-se que o ensino de lógica de programação apoiado pela AP, nesse cenário, pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes.Referências
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Publicado
21/07/2024
Como Citar
PORTILHO, Filipe J.; AMARAL, João V. F.; RODRIGUES, Nicole A.; PEREIRA JUNIOR, Cleon X.; COSTA, Newarney T..
Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Lógica de Programação: Lições Aprendidas a partir de um Projeto de Extensão. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 329-340.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3053.