Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Lógica de Programação: Lições Aprendidas a partir de um Projeto de Extensão

  • Filipe J. Portilho IF Goiano
  • João V. F. Amaral IF Goiano
  • Nicole A. Rodrigues IF Goiano
  • Cleon X. Pereira Junior IF Goiano
  • Newarney T. Costa IF Goiano

Resumo


Este trabalho apresenta uma arquitetura pedagógica (AP) para o ensino de lógica de programação utilizando a linguagem de programação Python. A AP foi estruturada em torno dos sete pilares, dentre eles domínio do conhecimento, objetivo educacional e suporte da tecnologia digital. Utilizando uma página web vinculada ao Google Colab, a tecnologia digital foi incluída para facilitar a estruturação do conteúdo. Esta abordagem foi implementada em um projeto de extensão direcionado a estudantes do ensino médio em uma escola pública. Assim, conclui-se que o ensino de lógica de programação apoiado pela AP, nesse cenário, pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes.

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Publicado
21/07/2024
PORTILHO, Filipe J.; AMARAL, João V. F.; RODRIGUES, Nicole A.; PEREIRA JUNIOR, Cleon X.; COSTA, Newarney T.. Uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Lógica de Programação: Lições Aprendidas a partir de um Projeto de Extensão. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 329-340. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3053.