Formação em Linguística Computacional para Professores da Educação Básica: Relato de Experiência

  • Ana Rosa Frazão Paiva USP
  • Fábio Rezende de Souza USP

Resumo


Essencial para o processo de ensino e aprendizagem, a formação continuada de professores ainda é um desafio no contexto atual. O exercício docente exige práticas de letramento digital cada vez mais complexas em razão do fenômeno informacional gerado por uma cultura envolta pelo uso massivo de tecnologias digitais. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o Curso de Extensão em Linguística Computacional, oferecido através do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, que objetivou oferecer formação para professores da educação básica. As atividades propostas envolvem conceitos que mostram como as áreas de Inteligência Artificial e Processamento de Língua Natural estão relacionadas e de que forma podem ser utilizadas em abordagens em sala de aula.

Referências

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB. 9394/1996. Disponível em: [link]. Acesso em 11 fev. 2024.

Brasil (2022). Parecer CNE/CEB nº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 10 mar.2024.

Caseli, H.M.; Nunes, M.G.V. (org.) (2023). Processamento de Linguagem Natural: Conceitos, Técnicas e Aplicações em Português. BPLN. Disponível em: [link].

Downey, A. (2015) Think Python: How to think like a computer scientist. 2nd Edition, version 2.4.0. Nedham Massachusetts: Green Tea Press.

Ferreira, M.; Lopes, M. (2020). Linguística Computacional. São Paulo: Contexto, 2020. Freitas, C. (2022). Linguística Computacional. São Paulo: Parábola.

Freire, Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra. (Coleção Leitura).

Jurafsky, D.; Martin, J.H. (2021). Speech and Language Processing (3° edição, em desenvolvimento). Disponível em [link]. Acesso em 14 de abril de 2024.

Norvig, P; Russell. (2021) S. Artificial Intelligence. "A modern approach." 4th Edition (Global Version). Pearson Education Limited.

Unesco. (2023). Guidance for generative AI in education and research. Disponível em: [link] Acesso em 10 mar.2024.

USP. (2023). Cursos de Inverno FFLCH (on-line) 2023: Propostas. Disponível em: [link]. Acesso em 10 mar.2024.
Publicado
21/07/2024
PAIVA, Ana Rosa Frazão; SOUZA, Fábio Rezende de. Formação em Linguística Computacional para Professores da Educação Básica: Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 365-375. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3074.